“Olhar de Neuza” discutirá envelhecimento feminino

O espetáculo O Olhar de Neuza já ganhou o prêmio paranaense " Troféu Paranaense "Trófeu Gralha Azul".(2013) Foto: Lina Sumizono.

A Tecer Teatro traz à Lapa, nos dias 18 e 19, premiadíssimo monólogo, que aborda o período da menopausa. Junto com apresentações, também ocorrerão encontros com grupos teatrais da cidade para troca de experiências e oficinas voltadas para atores profissionais e amadores.

A peça O Olhar de Neuza, vencedora do prêmio paranaense “Troféu Gralha Azul” (2013) nas categorias de melhor espetáculo, melhor atriz, direção e texto, será encenada em cinco cidades paranaenses: Lapa, Castro, Paranavaí, Pato Branco e Francisco Beltrão.

A turnê, que iniciou agora em agosto, é uma iniciativa da Tecer Teatro, de Curitiba, e foi viabilizada com incentivo da Copel e da Havan por meio do PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), da Secretaria Estadual de Cultura do Paraná.

A Lapa será a primeira cidade do circuito, nos dias 18 (com apresentações fechadas às 9h e às 14h) e 19 (com apresentação aberta às 20h), no Theatro São João. A entrada será gratuita.

A PEÇA

Inspirada no livro A Mulher Que Cai, do escritor curitibano Guido Viaro (neto do pintor), a peça narra a história de uma mulher de meia-idade que atravessa, em crise, a fase da menopausa. A professora aposentada vivida pela atriz Fabiana Ferreira, ao refletir sobre sua existência e suas angústias, expõe os conflitos psicológicos, sociais e físicos do universo da mulher madura.

“A peça não aborda apenas a menopausa. Menopausa é mero detalhe para uma mulher que chega a maturidade e coloca em questão sua própria vida e suas dores. O questionamento principal de Neuza está muito além dos calorões sentidos pelo seu corpo, está em viver e questionar”, explica Fabiana.

O espetáculo trata de apenas um dia na vida de Neuza, que poderia ser igual a tantos outros, não fosse sua disposição de torná-lo uma nova etapa.

“A juventude é a moeda de troca da mulher. Na menopausa, a mulher perde o valor social e o valor humano. É o momento em que precisa vestir a fantasia de ‘titia’ ou ‘vovó’, um papel assexuado e se contentar com as sobras sociais”, comenta Viaro.

O Olhar de Neuza expõe uma ferida social: que sentido a mulher tem para a sociedade depois do ápice da maturidade?

Desde a sua estreia em 2013, O Olhar de Neuza realizou mais de 50 apresentações em Curitiba e em outras cidades brasileiras. “O tema é profundo, existencialista, mas a comunicação com o público é fácil. Trata-se de um espetáculo de gênero, mas o tema, na verdade, é universal uma vez que expõe os conflitos de quem chega à meia idade e fatalmente revê sua vida, provocando no espectador, ora uma identificação, um espelhamento, ora a reflexão da importância das escolhas que fazemos durante nossa trajetória”, comenta a atriz.

APÓS A APRESENTAÇÃO

Após cada apresentação, haverá um bate papo sobre o trabalho e o conteúdo abordado na peça. O projeto prevê também a realização de encontros com grupos teatrais de cada cidade para troca de experiências entre os profissionais da área e ainda oficinas voltadas para atores profissionais e amadores. Todas as ações do projeto serão gratuitas.

O espetáculo O Olhar de Neuza terá apresentações seguidas de bate-papo – dia 18/08 (sexta), às 9h e às 14h (*apresentações fechadas, agendamento prévio); dia 19/08 (sábado), às 20h (*apresentação aberta), no Theatro São João – Praça General Carneiro – Centro. Maiores Informações: (41) 3622-2076.

Oficina “Ser Ator- A Prática Criativa” – dia 19/08 das 9h às 12h e dia 20/08 das 9h às 12h e das 13 às 16h.

Encontro com os fazedores de teatro locais – dia 19/08, às 14h, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação (Rua Barão do Rio Branco, 1861)

Please follow and like us: