Maternidade Humberto Carrano comemora ampliação no atendimento

As mães, no momento do internamento, têm a possibilidade de escolher uma pessoa como acompanhante.

Setenta e quatro internamentos, 359 consultas e 2.220 procedimentos de enfermagem somente em julho de 2017. Esses são os números.

No auge dos seus 53 anos de fundação, a Maternidade Municipal Humberto Carrano comemora a ampliação nos diversos tipos de atendimentos e procedimentos que realiza. Em julho, foram 74 internamentos, sendo 70 obstétricos; 59 partos; 359 consultas ginecológicas; 71 cardiotocografias; 2.220 procedimentos de enfermagem; 102 testes da orelhinha; 57 testes do coraçãozinho, pezinho e olhinho; 36 curativos; entre outros.

Os números, considerados altamente positivos, vêm de encontro com a política de regionalização da maternidade, que hoje recebe pacientes da Lapa e de municípios vizinhos, como Campo do Tenente, Fazenda Rio Grande e Rio Negro.

O médico ginecologista e obstetra, Dr. Francisco Bujardão Martins, há 47 anos prestando serviços na Maternidade, conta que a equipe hoje é composta por 26 médicos, todos especialistas, que se dividem em turnos, sempre com um obstetra, um anestesista, um auxiliar e um neonatologista, em cada plantão. Dr Francisco lembrou também que a Maternidade, desde 2003, recebeu o selo de Hospital Amigo da Criança pelo incentivo e apoio ao aleitamento materno.

As gestantes, no momento do internamento, recebem orientações e escolhem qual familiar permanecerá como acompanhante durante a estadia, podendo assistir ao parto. Assim como a paciente, o acompanhante também recebe as refeições gratuitamente no local.

“Recentemente recebemos do Governo do Estado novos equipamentos, no valor de R$ 100 mil, o que estruturou e deu maior suporte a maior demanda de atendimento”, comentou o Diretor Administrativo da Maternidade, Miguel Wille.

Contando com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, a Maternidade Humberto Carrano trabalha também em ações de orientação, como o Agosto Dourado, a conscientização do parto humanizado, orientação a jovens e adolescentes, entre outras campanhas e atitudes. Nessas ações, a maternidade conta com a Clínica da Mulher como principal parceira.