Fábrica de Rações: a industrialização da Cooperativa

De acordo com o coordenador da Fábrica de Rações, Paulo Sergio da Silveira, a fábrica está aparelhada e conta com os melhores e mais modernos equipamentos.

Com mais de um ano em funcionamento, a Fábrica está operando com capacidade produtiva de 15 toneladas por hora, com uma produção média de 496.000 Kg/mês em rações.

A Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus, em fevereiro do ano passado (13/02/2016), inaugurou a Fábrica de Rações na unidade Boqueirão, na Lapa. Com investimentos de R$ 8,5 milhões, a construção da Fábrica de Rações foi o primeiro passo da fase de industrialização da Cooperativa.

Com mais de um ano em funcionamento, a Fábrica de Ração da Bom Jesus está operando com capacidade produtiva de 15 toneladas por hora, com uma produção média de 496.000 Kg/mês em rações.

A Fábrica de Rações tem suas atividades voltadas para a produção de rações com a marca Fibra, para linha de bovinos de leite, bovinos de corte, equinos, suínos, ovinos, caprinos, aves e coelhos. Toda linha de ração é comercializada em sacarias de 25kg.

Para os produtores de leite, é possível a compra do produto em granel e também a linha de Rações Premium da Fibra, que oferece um alimento em níveis nutricionais superiores, a qualidade e o controle dos ingredientes são diferenciados, e também, podem apresentar variações nos ingredientes (milho, farelo de soja, farelo de trigo, aveia branca, cevada, entre outros) e toda a matéria prima é de origem vegetal.

Fibra é a marca das Rações da Bom Jesus e também das Sementes e Suplementos Minerais, As Sementes Fibra são embaladas no sementeiro da Unidade Boqueirão na Lapa. E a outra linha produzida na fábrica é a de Suplemento Mineral Fibra, destinado a  bovinos de leite, bovinos de corte, equinos e ovinos.

A Cooperativa que neste ano completou 65 anos de funcionamento, com mais de 5.000 cooperados localizados nos municípios da região sudeste do Paraná, e também norte de Santa Catarina, quer continuar crescendo, a intenção é dobrar de tamanho nos próximos 5 anos. Hoje, a Bom Jesus está presente em 13 municípios com 24 unidades operando no recebimento, beneficiamento, armazenamento e comercialização de cereais como: soja, milho, feijão, trigo, cevada e aveia.

Para o presidente da Bom Jesus, Luiz Roberto Baggio, a indústria de rações é o início do processo de industrialização da cooperativa, é uma importante ferramenta de agregação de valor dentro da instituição e absorve parte da produção de alguns cereais oriunda dos associados. “É importante ressaltar que a nossa ração conta com uma formulação criada especialmente para a Bom Jesus, com acompanhamento técnico de alto qualidade. E esta fórmula garantirá nível de performance na ração muito alto, seja na proteína, seja na palatabilidade e, especialmente, na qualidade da ração que está a disposição no mercado”, comenta o presidente.

O médico veterinário e coordenador pecuário da Fábrica de Rações, Eduardo Lacerda Braga, comenta sobre as vantagens para o produtor em adquirir uma ração de boa qualidade. “Em primeiro lugar vejo como vantagem o produtor adquirindo as Rações Fibra estar fortalecendo a cooperativa em que ele é associado. A segunda vantagem mais na linha técnica, onde os produtores vão adquirir uma ração formulada com matérias primas que passam por rigoroso controle de qualidade”, diz Eduardo.

Após ser aprovada a matéria prima (cereais) tem-se início o processo de industrialização. “Cada linha de ração foi formulada pensando na realidade dos nossos produtores. E além da qualidade garantida pela Bom Jesus, os produtores têm acompanhamento técnico, quanto ao balanceamento de dieta dos animais. Para os produtores da linha leite eles podem adquirir a linha de Rações Premium da Fibra, que tem formulação diferenciada e ingredientes top de linha”, complementa Eduardo.

De acordo com o coordenador da Fábrica de Rações da Bom Jesus, Paulo Sergio da Silveira, a fábrica está aparelhada e conta com os melhores e mais modernos equipamentos que, combinados com rigoroso controle na escolha de matéria prima, produzem ração de excelente qualidade. “O foco da Bom Jesus é continuar produzindo as melhores rações, com garantia de qualidade e seriedade”, ressalta.

Com o slogan a “Vitalidade do Campo”, a marca Fibra dos produtos Bom Jesus integra a tradição, respeito e constante evolução que a Cooperativa tem em seus princípios para cooperados e produtores em geral.

A Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus, se localiza na Rodovia do Xisto, BR 476- 198, s/nº- Olaria. Para maiores informações telefone 41- 3622-1515 ou pelo site www.bj.coop.br

 

Please follow and like us: