Caminhada da Natureza reúne cerca de 500 participantes

A 7º Caminhada da Natureza reuniu grande público.

Caminhantes puderam viver experiências ecopedagógicas na estação do IAPAR, visitando vitrine tecnológica e rebanho de búfalos, identificando árvores nativas no trajeto e, claro, desfrutando o clima agradável da trilha dentro da mata.

A 7ª edição da Caminhada da Natureza – Circuito IAPAR, que aconteceu na manhã de domingo, 3 de setembro, na Estação Experimental do Iapar da Lapa, reuniu aproximadamente 500 pessoas, da Lapa e região. Muitos aproveitaram para saborear o delicioso café servido pouco antes do início do evento.

Os participantes percorreram o roteiro de 8,5 quilômetros, elaborado de forma a proporcionar a prática de exercícios físicos, valorização da agricultura familiar, contemplação de belas paisagens e experiências ecopedagógicas na estação experimental do Iapar da Lapa.

Nas trilhas do Instituto, os participantes puderam ver a vitrine tecnológica com diferentes variedades de frutas (uva, maçã, pêssego, nectarina, ameixa, pera, cítricos, amora e mirtilo), além de uma coleção de plantas medicinais, um rebanho de búfalos e as mais de 50 espécies de árvores nativas identificadas no trajeto. Mais da metade do percurso foi realizado dentro da mata, permitindo um clima agradável e interação com a flora e a fauna.

A trilha contou ainda com uma fonte de água que foi recuperada e que permitiu que os caminhantes se abastecessem no meio do caminho.

CREDENCIAMENTO INTERNACIONAL

A trilha do Circuito IAPAR foi credenciada pela Federação Internacional de Esportes Populares (IVV – Internationaler Volkssportverband), fazendo parte do circuito de Caminhadas Internacionais da Natureza.

No Brasil, a Confederação Brasileira de Esportes Populares, Caminhadas na Natureza e Inclusão Social (Anda Brasil) é responsável pelo credenciamento, organização e promoção dos eventos. Já a Caminhada Ecopedagógica do Iapar foi realizada em conjunto com a Empresa de Assistência Técnica Rural (Emater), a Prefeitura da Lapa e agricultores familiares da região.

PARA TODAS AS IDADES

O evento foi organizado para receber pessoas de todas as idades. Tudo começa na recepção dos visitantes, com a distribuição de crachás e um café da manhã com produtos da agricultura familiar local. Na sequência acontece um breve alongamento e todos seguem para o início da caminhada, que tem paradas para descanso e hidratação.

Quem marcou presença no evento foi o Grupo Escoteiro Pedra Partida, da Lapa, com seus escoteiros e lobinhos. Além deles, caminhantes vindos de vários municípios também estiveram na Lapa. Destaque para Eline Scheffer, do Grupo “Pé na Estrada”, que comemorou a sua 200ª caminhada no circuito. Ela é exemplo de inspiração para muitos participantes. No evento, recebeu um certificado das mãos do Vice-prefeito da Lapa, Joacir Gonsalves.

Mas, não é preciso caminhar tanto, como Eline, para também receber prêmios. Os participantes das Caminhadas ganham uma caderneta com espaço para dez carimbos (cada participação em uma caminhada dá direito a um carimbo). Quando se completam dez carimbos em circuitos de caminhadas diferentes pode ser solicitado um brinde da Anda Brasil. Um estímulo para praticar atividades físicas, conhecer belos lugares e fazer novos amigos.

PRÓXIMA CAMINHADA

Perdeu a 7ª Caminhada da Natureza e ficou com vontade de participar? Ou participou e quer mais? Não se preocupe! Já está agendada uma próxima, para o dia 8 de outubro, na Colônia Municipal!

Em breve serão divulgados mais detalhes sobre o evento!

A 7º Caminhada da Natureza reuniu grande público.
Escoteiros marcaram presença no evento.
Please follow and like us: