Você conhece a Ouvidoria Municipal da Saúde?

Cidadão tem vez e voz.

Canal de comunicação dispõe ao cidadão várias formas de fazer sugestões, elogios ou críticas.

Você conhece o trabalho da Ouvidoria Municipal de Saúde?  É um canal de comunicação direto ligando o cidadão, o usuário do Sistema Único de Saúde –SUS, à Secretaria Municipal de Saúde de forma mediadora e independente na metodologia da “escuta humanizada”.

Segundo a Ouvidora Municipal, Adriane Berghauser, na Lapa a Administração Municipal busca fortalecer as ações da Ouvidoria desmistificando o mito de ser um local apenas para reclamações. “Basicamente funciona assim: identificamos a demanda, remetemos ao setor competente, que retorna com uma análise e decisão. Após procedemos o retorno ao usuário com a devida orientação”, explica.

O objetivo principal da ouvidoria é melhorar a qualidade no atendimento à população. Recentemente as profissionais ligadas ao setor receberam capacitação por meio de cursos e de encontros nas Macrorregionais de Saúde a qual estão subordinadas, visando aprimorar e dar o devido suporte.

Adriane explica também que iniciou um roteiro de visitas em diversos setores, como unidades de saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Central de Ambulância, para divulgar o trabalho e levar conhecimento aos profissionais. O objetivo também é criar meios facilitadores para que o cidadão possa realizar a sua crítica, elogio ou sugestão no próprio local, descentralizando o atendimento, vindo de encontro com a política de fortalecimento de direitos, reforçando o relacionamento dos usuários com a Secretaria de Saúde.

A Ouvidoria Municipal de Saúde fica na Rua Barão dos Campos Gerais, nº 93. O horário de atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h às 16h.