CAIC da Lapa comemora 23 anos de existência

Centro atende mais de 700 crianças e adolescentes, tendo uma das maiores estruturas educacionais do município.

Inaugurado em 1994 com o nome de “Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente Ministro Flávio Suplicy de Lacerda”, acabou popularizando-se apenas por sua sigla, CAIC. Desde sua inauguração, sempre teve presença marcante no município, dando suporte e apoio às famílias mais carentes. O centro comemorou, em 11 de setembro, seus 23 anos de existência com muita alegria. A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, funcionários da instituição, comunidade local e ex-diretores, que foram merecidamente homenageados.

Na ocasião, Valentina Piovesan Batista, primeira diretora geral do CAIC, relatou fatos históricos desde a ideia, o projeto, sua implantação e adesão da comunidade.

A implantação do Centro contou, além de diversos outros apoios, com importante participação da igreja, em especial da Paróquia Santo Antônio, que na época tinha como Pároco o Padre Jair Jacon. A oferta de catequese para a comunidade incentivou ainda mais a implantação dos trabalhos para a construção e a formação dos alunos.

O CAIC HOJE

O CAIC é uma estrutura criada pelo Governo Estadual com a intenção de atender as mais diversas demandas da população quando se trata do cuidado com crianças, adolescentes e suas famílias. Desta forma, abriga em sua estrutura várias entidades, com a direção geral sendo atualmente conduzida pela Diretora Eduína de Fátima Fávaro Ribas. Atualmente o Centro é gerido pelo município da Lapa.

Na unidade da Lapa estão instalados hoje: o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “Catarina Keche Ramos”, administrado pela Diretora Marinês Correa Schuster, atendendo 154 crianças; a Escola Municipal Eloáh D´Amico Rychwa, dirigida pela Diretora Andréa Pfutz Ribi, atendendo 167 crianças; e o Colégio Estadual Professora Irma Antonia Bortoletto Bianchini, dirigida pela Diretora Brenda Ferrari, que atende 412 crianças e adolescentes. Somente nestas escolas são mantidos 96 funcionários, professores e pedagogas.

Além destes estabelecimentos de ensino, o CAIC abriga ainda a Associação de Apoio e Desenvolvimento do CAIC da Lapa (ADECAL), que presta apoio à comunidade oferecendo cursos, projetos e oficinas, como de cabelereiro, manicure/pedicure, violão e teclado, Jovem Aprendiz, Inclusão Digital, Horta Comunitária, dança, atletismo, xadrez, tênis de mesa, futebol, futsal, Mulheres em Ação, corte e costura, Voluntários em Ação, mosaico e pintura em tela.

No CAIC o Centro de Referência a Assistência Social (CRAS) também tem seu espaço, sendo administrado por Liziane Ramalho, com serviços sócio assistenciais e projetos específicos.

Considerando ainda a estrutura do CAIC – 4.700 m2 de área construída em um terreno de 25.602 m2 – a Prefeitura também implantou ali um Núcleo de Saúde que atende até 6 mil pessoas por mês. Também os Correios instalaram um posto de atendimento que tem um movimento de até 500 pessoas por mês.

Diretora Eduina e equipe do CAIC – local permanece dando suporte e apoio às famílias mais carentes.
Please follow and like us: