Centro de Memória Ferroviária será inaugurado no dia 22

A Ponte Preta, tombada pelo Patrimônio Histórico em 13 de agosto de 1976, uma das obras de arte remanescentes da Estrada de Ferro Paranaguá- Curitiba (1885).

A 1ª Semana Paranaense da Memória Ferroviária terá programação bastante diversificada, incluindo marco da preservação na Lapa.

Está tudo pronto para a 1ª Semana Paranaense da Memória Ferroviária, promoção do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR), Biblioteca Pública do Paraná e do Centro de Memória Ferroviária, que vai acontecer de 18 a 22 de setembro, em Curitiba. Com o tema “História, memórias e novas perspectivas”, o evento conta com o apoio da Ferroeste.

Em Curitiba, exposições, mostra audiovisual, palestras e debates, que acontecem na Biblioteca Pública, marcam a realização da Semana. Na Lapa, no último dia do evento, será inaugurada a nova sede do Centro de Memória Ferroviária.

Durante a semana, na seção infantil da Biblioteca, acontecerá “A hora do conto: história das ferrovias”. Outro assunto que terá destaque no decorrer do evento será a retomada da discussão de projetos de turismo férreo, que já fizeram grande sucesso na década de 1980.

Para o coordenador do evento, Kallil Assad, “a inauguração é um marco histórico e um divisor de águas na preservação da memória ferroviária no Paraná e Sul do Brasil”. Segundo ele, “é a primeira ação concreta neste sentido, desde a privatização da Rede Ferroviária Federal, nos anos 1990”.

LAPA

No dia 22, na cidade da Lapa, será inaugurado às 15 horas, a nova sede do Centro de Memória Ferroviária, localizada na “estação nova” (65 anos). A sede ocupará um prédio recuperado pelo Exército Brasileiro, numa parceria com o município. Pronunciamento da regional paranaense da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária encerrará o evento.

A inauguração do Centro de Memória, para Kallil Assad, marca um novo tempo na forma de preservação ferroviária, “visto que será um centro de pesquisa do tema ferroviário sul brasileiro e contemplará inúmeros projetos, voltados à educação patrimonial e meio ambiente”. Ele destaca o “Ecotrenzinho”, que já está em operação, em uma parceria entre as Secretarias municipais da Lapa, de Educação, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

As informações e pedidos de inscrição (gratuitas) podem ser realizados pelo email: comunicacao.spmf@gmail.com e pelo telefone: (41) 9.9986.1011 (whatsapp).

Please follow and like us: