Estado vai zerar fila por aparelhos auditivos na Lapa

Anúncio foi formalizado em reunião no dia 29 de setembro, no Gabinete do Prefeito da Lapa, na presença de várias autoridades municipais e estaduais.

Governo ampliará a oferta de próteses auditivas na Região Metropolitana de Curitiba. A primeira cidade a ser contemplada será a Lapa, que conta hoje com 129 pacientes na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na sexta-feira, 29 de setembro, o Secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, acompanhado do Deputado Federal Luciano Ducci (PSB-PR), veio à Lapa anunciar investimentos e assinar a liberação de próteses auditivas para 129 pacientes cadastrados para o mutirão do implante auditivo.

Eles foram recebidos pelo Prefeito Paulo Furiati, pelo o Secretário Municipal de Saúde, Rui Wiedmer, pelo Secretário Municipal de Administração, Clésio Thiago, e pelos vereadores Arthur Vidal, Acyr Hoffmann, Samuel Gois, Sargento Otávio, Mario Padilha e Dirceu Rodrigues.

O secretário Estadual da Saúde, Caputo Neto, explicou que o objetivo é zerar a demanda reprimida até o final do ano. “Montamos uma programação para atender todos esses pacientes já a partir de outubro. Com isso, poderemos melhorar a qualidade de vida de muita gente que está aguardando há anos por este tipo de aparelho”, explicou.

O Estado vai investir cerca de R$ 233 mil na iniciativa. Os pacientes serão encaminhados para o serviço de referência regional em prótese auditiva, que fica em São José dos Pinhais. “Além de fornecer o aparelho, a clínica também dá todo o suporte e a assistência necessária para a adaptação do paciente à nova prótese. Nosso objetivo é fazer com a pessoa realmente recupere sua audição”, disse Caputo Neto.

A maior parte da demanda é de idosos, mas também há jovens na fila de espera. “Esse tipo de deficiência compromete muito a qualidade de vida. Por isso, temos feito ações como esta em todo o Paraná, visto que as prefeituras não têm condições de bancar sozinhas um trabalho deste gênero”, comenta o Secretário.

Para o Prefeito da Lapa, Paulo Furiati, a parceria com o Governo do Paraná tem sido essencial para ampliar o atendimento em saúde no município. “Temos uma relação muito boa com o Estado. Prova disso, são as obras nas unidades de saúde, as ambulâncias, o ônibus e os equipamentos que já recebemos”, ressaltou.

Além disso, no início de 2018 um Centro de Imagem será implantado no município. A Prefeitura garantirá o prédio e o Estado repassará equipamentos e aparelhos de diagnóstico, como tomógrafo, raio-x digital, mamógrafo e ecógrafo.

“A estruturação de mais este serviço será um marco para a saúde da nossa cidade. Desta forma, vamos reduzir muito a necessidade de levar pacientes para fazer exames em Curitiba”, explica o Secretário de Saúde da Lapa, Ruy Wiedmer.

Ruy comemorou os avanços conquistados na atual administração junto ao Governo do Estado, como o recurso para o centro de imagens, veículos, ambulâncias, micro-ônibus, mutirão da catarata e agora a liberação para 129 pacientes que receberão o implante auditivo ainda este ano.

CULTURA

Na oportunidade, os vereadores apresentaram ao Deputado Ducci a demanda de R$ 700 mil para a área da cultura no município. Segundo o Prefeito Paulo Furiati, o “potencial histórico e turístico da Lapa deve ser incrementado cada vez mais e este recurso ora pleiteado será de grande valia para o setor”.

Please follow and like us: