Rádio Legendária inicia fase experimental na faixa FM

Com a migração para FM inicia-se uma nova fase a expansão radiofônica para outros municípios da diocese de São José dos Pinhais.

A primeira emissora católica do Paraná completa em novembro 67 anos de existência, um veículo de comunicação importante para o município da Lapa.

No dia 5 de junho de 2017 foi assinado o contrato de concessão de radiodifusão entre a União e a Fundação São Benedito da Lapa, mantenedora da Rádio Legendária. Neste ato, a Rádio Legendária recebeu a autorização para mudar sua frequência de AM para FM. A partir disso, foi preciso adequar as instalações de transmissão e adquirir novos equipamentos, como o transmissor, antena, processador de áudio.

Na terça-feira, 26 de setembro, a Rádio Legendária iniciou as transmissões na faixa FM 95,9. Nos próximos dois meses, a FM funcionará simultaneamente com a AM 960. É a fase experimental, período em que será ajustada a transmissão e uma nova programação será preparada.

O grande momento acontecerá no final de novembro, num evento programado, para que, definitivamente, as transmissões da FM 95,9 entrem no ar com a nova programação.

MUDANÇAS

Quando se fala em migrar da AM para a FM, muitos podem imaginar que pouca coisa mudará. No entanto, não é bem isso! As mudanças na rádio acontecerão somente em relação à qualidade do som, muito mais limpo quando se sintoniza em FM. A dinâmica da programação será diferente – no AM há mais diálogo com o ouvinte. As vinhetas terão padrão diferenciado. Além disso, o horário da programação será estendido, chegando até o período noturno.

O alcance da rádio chegará a 100km, tendo um alcance bem maior do que o atual. Isso propiciará atingir um público maior do que o de hoje. A mudança para o FM também abrirá a possibilidade de agradar outros ouvintes, de idades variadas.

Please follow and like us: