Outubro Rosa – oportunidade para enaltecer o amor à vida!

Período é marcado pelo movimento que luta contra o câncer de mama – ações de prevenção são essenciais.

Neste mês comemoramos o “Outubro Rosa”, um movimento de adesão mundial que visa estimular a luta contra o câncer de mama e seu diagnóstico precoce. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza o movimento.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Não existe uma causa única para o câncer de mama, que é mais comum em mulheres (apenas 1% dos casos são diagnosticados em homens) e tem na idade um dos mais importantes fatores de risco para a doença. Cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença.

SINAIS E SINTOMAS

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são: caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída espontânea de líquido dos mamilos.

Ao identificarem essas alterações nas mamas, as mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.

EXAMES

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Grande parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres, através do autoexame das mamas.

A Organização Mundial da Saúde define o rastreamento do câncer de mama na faixa etária da população feminina de 50 a 69 anos como prioritário e o Brasil segue essa política, a exemplo de outros países como Alemanha, França, Reino Unido, Canadá e Japão. As entidades representativas dos médicos, como o Conselho Federal de Medicina, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, a Sociedade Brasileira de Mastologia e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, recomendam realizar rastreamento com mamografia bilateral, a cada 2 anos, para as pacientes com 40 anos ou mais. A mamografia bilateral preventiva é recomendada, ainda, para as mulheres que irão iniciar terapia de reposição hormonal. As que se submetem ao tratamento de reposição hormonal devem fazer o exame anualmente. As que planejam cirurgia plástica de mama também devem realizar o exame bilateral antes da intervenção.

Mulheres com risco elevado para câncer de mama (como história familiar positiva, mutações genéticas do BRCA 1 e BRCA 2, histórico pessoal, entre outros) devem conversar com o seu médico para avaliação do risco para decidir a conduta a ser adotada em cada caso.

PREVENÇÃO

Acredito que a grande importância do movimento Outubro Rosa seja lembrar as pacientes anualmente de que dispomos de métodos para detecção precoce e oferecer apoio às mulheres que estão passando pelo tratamento. Cuidem-se, examinem-se mensalmente, tirem suas dúvidas com os médicos e as equipes de enfermagem, amem-se!

*Dra. Joanna Seidel de Araújo, médica ginecologista e obstetra, atende na D´Agostini Clínica Médica.

Please follow and like us: