Lapa recebe, nesta sexta, espetáculo do Ballet de Londrina

Oração pelo fim do mundo - Ballet de Londrina (foto de Fábio Alcover)

Nesta sexta-feira, 27 de outubro, companhia apresenta sua “Oração pelo fim do mundo” gratuitamente no Theatro São João pelo Prêmio Arte Paraná, do Governo do Estado.

Uma das companhias de dança contemporânea mais importantes do interior do país, o Ballet de Londrina, chega hoje à cidade de Lapa com “Oração pelo Fim do Mundo”, sua mais recente criação, com direção de Leonardo Ramos e elenco de treze bailarinos. O espetáculo estará em cartaz às 19 horas no Theatro São João, com entrada gratuita. A classificação indicativa é para maiores de 18 anos. A apresentação faz parte da circulação pelo Prêmio Arte Paraná, promovido pelo Governo do Estado.

A montagem toca em temas urgentes na contemporaneidade, como    a intolerância, a violência, o preconceito, o bullying, o ataque às minorias e o ódio pela diferença. Entretanto, ao detectar os conflitos de convivência, o espetáculo faz também um raio-x do comportamento humano de modo atemporal e universal. “Orar pelo fim do mundo é algo atual e deveria ser eterno”, resume Ramos. No palco, o que se vê são homens comuns, uniformizados por um código de barras. Homens que aparecem e desaparecem sem deixar vestígios. É na potente coreografia que eles evidenciam suas diferenças. Nos movimentos, que exigem grande dose de teatralidade e habilidade técnica, os bailarinos expõem ápices da crueldade e da fragilidade humana. Referências às religiões aparecem para lembrar sua tentativa de nos ensinar lições de generosidade e compaixão.

Após um processo criativo de dez meses, o espetáculo estreou em agosto deste ano com grande sucesso junto ao público, que experimenta diferentes sentimentos ao longo de uma hora de apresentação.  Quando questionado sobre a perspectiva de mostrar o novo trabalho aos espectadores de municípios menores, o diretor é enfático: “Em uma pequena ou em uma grande cidade, as pessoas sensíveis, que vão fazer a diferença, estão presentes.  Em Paris, em Rio Negro, em Lapa, o ser humano é um só. Espero que a gente consiga mostrar isso para todo mundo, incomodando quem precisa ser incomodado e instigando quem tem de ser instigado”. O espetáculo já passou por Rio Negro e será também apresentado em Ibiporã, no norte do Estado, na próxima semana.

Com 23 anos de história, o Ballet de Londrina é uma das companhias mais longevas do interior do país. Desenvolveu uma linguagem própria na dança contemporânea brasileira, caracterizada por movimentos coreográficos que buscam sempre novos planos de apoio, levando os bailarinos a explorarem formas inusitadas de deslocarem-se em cena, inclusive em eixos horizontais. Outra característica do grupo é a abordagem de temas profundos sobre a condição humana e social, além da reflexão sobre o nosso tempo. A companhia é um dos braços da Fundação Cultura Artística de Londrina, a Funcart, que tem convênio com a Prefeitura Municipal de Londrina.

 

SERVIÇO

“Oração pelo fim do mundo”

Ballet de Londrina (Londrina-PR)

Dia 27 de outubro (sexta-feira) – Às 19 horas

Theatro São João

GRATUITO

Entrada permitida só para maiores de 18 anos

 

FICHA TÉCNICA

Direção e criação: Leonardo Ramos

Ensaiador: Marciano Boletti

Produção: Danieli Pereira

Texto do programa: Luiz Carlos Bruschi

Sonoplastia: The Silent Ballet/ Lost Children Project

Elenco: Alessandra Menegazzo, Ariela Pauli, Marciano Boletti, Nayara Stanganelli, Viviane Terrenta, Matheus Nemoto, Lucas Manfré, Thaisa Morais, Higor Vargas, Hugo Zati, Robson Bento, Ione Queiroz e Talita Terra

Criação de luz: Ricardo Grings

Técnicos de palco: Romildo Ramalho e Victor Hugo de Oliveira

Realização: FUNCART – Fundação Cultura Artística de Londrina

A FUNCART é uma instituição privada sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública municipal pela lei 6592/24/05/06, que atua nos setores da cultura e assistência social e é parceira da prefeitura de Londrina desde 1993.

Oração pelo fim do mundo – Ballet de Londrina (foto de Fábio Alcover)
Please follow and like us: