Alunos do Colégio Agrícola da Lapa recebem premio pela FAEP

Aluna Alessandra Slaga, professor Daniel Ricardo da Silva e aluno João Victor Portella, ganhadores do prêmio Vídeo 3º ano Colégios Agrícolas.

De cinco premiações destinadas a todo o Paraná, duas ficaram com os alunos do Colégio Agrícola da Lapa.

O Programa Agrinho é de responsabilidade do Sistema FAEP, juntamente com SENAR/PR, Governo do Estado, municípios paranaenses e instituições públicas e privadas. Em 2017 completa 19 anos levando às escolas da rede pública de ensino uma proposta pedagógica diferenciada e atendendo anualmente mais de 1,5 milhão de crianças e aproximadamente 80 mil professores da educação infantil, do ensino fundamental e da educação especial, em todos os municípios do Estado. Anualmente o programa realiza concursos nas categorias redação, desenho, experiência pedagógica, escola e “Município Agrinho.

Em 2017, motivado pelo programa Pro Solos e a necessidade de promover a conservação de solos no Estado do Paraná, lançaram também o concurso na categoria Solos, com diversas premiações.

Para os Colégios Agrícolas do Paraná foi definido, entre outros, o premio “Vídeo 3º Ano Colégio Agrícola”, onde seriam selecionados os 5 melhores vídeos produzidos por alunos destas instituições, em todo o estado.

Os alunos do Colégio Agrícola da Lapa, através da orientação do professor Daniel Ricardo Silva, e apoiados pela professora Cristina Laus, elaboraram todo um programa de demonstração do que é e como devem ser os cuidados com o nosso solo.

Este programa interno do Colégio Agrícola da Lapa foi implantado com a criatividade dos alunos de 3º ano, que elaboraram pequenos experimentos com materiais bastante simples, como garrafas PET, cartolina, papel, água, etc, onde demonstram conceitos como o que é o solo, como funciona a nutrição das plantas, os diversos ciclos biogeoquímicos,  formação do solo e erosão, entre outros. Este programa recebeu mais de 300 crianças oriundas de escolas públicas rurais, e culminou com a elaboração de alguns vídeos explicativos, os quais foram enviados para o concurso do programa Agrinho Solos.

Dos vídeos enviados, foram premiados do elaborados pelos alunos Alessandra Slaga e João Victor Portella.

Com isto, no dia 20 de outubro estiveram presentes no CEEPAL diversas autoridades, entre elas Eros Berg Ferreira do Amaral, diretor do CEEPAL; Nivaldo Gemiin, Diretor Secretário do Sistema FAEP SENAR; Julio Bastos, Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente; Kátia Arruda Tuchinski, Coordenadora de Projetos da Pref. Mun. da Lapa; Eduardo Gomes de Oliveira, Gerente Técnico do Senar; Alexandre da Costa Massa, Supervisor Regional do Senar; Eliseu Francisco Cordeiro Weinhardt, Presidente do Sindicato Rural da Lapa; Leila Aubrift Klenck, reprentante da EMATER; e claro, o professor responsável pelo projeto, Daniel Ricardo da Silva.

Neste encontro foram distribuídos os prêmios aos envolvidos. Os alunos classificados receberam um laptop cada, bem como o professor responsável. Já o CEEPAL recebeu um kit de equipamentos para auxílio nas aulas de Solos, sendo 4 trados, clinômetro digital, GPS de mão, trena, estufa de secagem de solo e jogo de peneiras granulométricas.

Demonstração do programa de solos pelas aluna Milena.
Demonstração do programa de solos pela aluna Bruna.
Demonstração do programa de solos pelas alunas Alessandra (esquerda) e Giovana (direita).
Demonstração do programa de solos pelos alunos Uriel (esquerda) e João Victor (direita).
Demonstração do programa de solos pelo aluno Renan.
Demonstração do programa de solos pelos alunos Eduardo (esquerda) e Alex (direita).
Demonstração do programa de solos pelas alunas Brydien, Damary, Heloisa e Grazieli (esquerda para direita).

 

Please follow and like us: