São Sebastião está com nova Diretoria

Dr. José Alberto e Miguel Wille - expectativa é de aumento no atendimento de cirurgias eletivas.

Prestes a completar 90 anos de existência, hospital passa por mudanças em sua direção: Miguel Wille e José Alberto Rossi de Carvalho assumem Diretoria Geral e Técnica.

Na próxima segunda-feira, 30 de outubro, o Hospital Regional da Lapa São Sebastião (HRLSS) completa 90 anos de existência. Próximo a completar mais um aniversário, a instituição passa por mudanças em sua diretoria. Recentemente, assumiu a Diretoria Geral o administrador Miguel Wille, e a Diretoria Técnica, o médico José Alberto Rossi de Carvalho.

Wille é formado em Administração, especializado em Administração Hospitalar, tendo vasta experiência na área da saúde (já foi Diretor Geral do Ministério da Saúde, Diretor da Secretaria de Saúde e Diretor Geral do Hospital do Trabalhador, entre tantas outras experiências). Dr. José Alberto, por sua vez, é formou-se em Medicina em 1993, tendo feito residência médica em Ortopedia e Traumatologia, com pós-graduação em Psiquiatria. Trabalhou por 10 anos no SAMU e atualmente é concursado do Estado do Paraná e da Prefeitura da Lapa, atuando como Psiquiatra no São Sebastião e emergencista na Unidade de Pronto Atendimento Municipal.

Com a mudança na direção do HRLSS também haverá mudanças na gestão do hospital. “Recebi como missão do Secretário de Saúde do Estado que fizesse o Hospital funcionar atendendo a Lapa”, diz Miguel Wille, explicando que esta será a prioridade. “Depois atenderemos outros municípios da 2ª Regional de Saúde, mas a prioridade é a Lapa. Aproveitando o que o Hospital tem de potencial de mão de obra. Então vamos atender a baixa e a média complexidade. Lembrando que não podemos atender o infartado, por exemplo, pois não temos UTI”, explica.

Desde a última reforma realizada no São Sebastião, já estão acontecendo cirurgias eletivas no hospital. Segundo Miguel e Dr. José Alberto, elas serão intensificadas. Em média, são realizadas 60 cirurgias por mês no HRLSS. “As equipes estão chegando no limite, pois são somente duas atendendo em dois dias da semana. A intenção é ampliar o atendimento para mais dois dias, passando a acontecer de segunda a quinta-feira, para utilizar melhor o Centro Cirúrgico”, relata Dr. José Alberto, explicando que no São Sebastião são realizadas cirurgias eletivas nas áreas de urologia, ginecologia e cirurgia geral (como vesícula, hérnia, de pele etc.).

Os pacientes da Lapa que chegam ao São Sebastião são encaminhados após serem atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou nas Unidades de Atendimento Primário, que buscam o encaminhamento na Central de Vagas, que faz o direcionamento para o Hospital.

O aumento na oferta de cirurgias eletivas deve ocorrer porque, segundo Dr. José Alberto e Miguel, há previsão de serem chamados mais profissionais através de concurso público a partir do ano que vem. “A possibilidade é de serem chamados mais pneumologias, radiologistas, cirurgião toráxico, psiquiatra, infectologista, quatro clínicos, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e enfermeiros. Ao todo, serão mais 28 profissionais”, conta o Diretor Geral. Atualmente o São Sebastião possui 16 médicos atendendo as especialidades de cirurgia geral, urologia, ginecologia, clínica médica e tisiologia.

AGILIDADE

Segundo o novo Diretor Geral do São Sebastião, sua chegada ao hospital tem pretensão de tornar o funcionamento mais ágil no local. “Procurei me cercar de pessoas mais próximas, conhecidas, para facilitar o entrosamento. Aqui encontrei o Dr. Ari, o Dr. Adriano, e isso facilitou. Pelo fato de não ser médico, tenho facilidade em administrar algumas áreas, mas por outro lado também preciso de algumas orientações para outras demandas. Então, o meu jeito de administrar é de forma próxima, conversando. Essa proximidade com os médicos e facilidade de conhecimento faz com que as coisas sejam mais rápidas”, relata Wille.

NOVENTA ANOS

No dia 30 de outubro, em comemoração ao seu aniversário de 90 anos, o Hospital irá inaugurar o “Espaço Memórias”. O hospital já contava, desde 2006, com uma sala histórica. No entanto, agora está sendo montado em espaço maior na área externa do hospital, facilitando a visita ao local.

Para compor o “Espaço Memórias” estão sendo utilizados materiais do próprio hospital, que serão dispostos de forma a recriar os ambientes como antigamente: recepção, consultório médico e odontológico, enfermaria, laboratório, farmácia, cozinha. Equipamentos médicos e documentos históricos também serão expostos no local.

O “Espaço Memórias” foi idealizado com o intuito de manter viva a história do hospital e homenagear todos os que passaram pela instituição: pacientes e funcionários.

Na segunda-feira, dia 30, acontecerá uma celebração ecumênica em Ação de Graças pelo aniversário do São Sebastião, com descerramento de placa comemorativa e apresentações culturais.

HISTÓRIA

O Hospital iniciou suas atividades com o nome de Sanatório São Sebastião, em 1927, quando houve um aumento nos casos de tuberculose no Estado. Foi o primeiro hospital construído no Brasil com dinheiro dos cofres públicos para tratamento específico da tuberculose. Idealizado pelo governador Caetano Munhoz da Rocha, o estabelecimento visava ser um modelo para o tratamento dos tísicos. Por isso, o Sanatório foi feito nos moldes dos sanatórios suíços. A escolha de designar esta unidade hospitalar de São Sebastião deu-se devido a São Sebastião ser o nome do santo que é considerado o “Protetor das Pestes”. Atualmente o hospital é referência no tratamento da tuberculose e atende pacientes encaminhados de todo o Paraná e de vários estados brasileiros. Esses pacientes são aqueles que não conseguem realizar o tratamento em casa ou em uma unidade básica de saúde. São moradores de rua, pessoas interditadas judicialmente, ou em outras situações que inviabilizariam o tratamento.

Espaço Memórias resgata um pouco da história da instituição.
Please follow and like us: