Dores no joelho: causas, diagnóstico e tratamento

Para o tratamento, o fisioterapeuta traça um diagnóstico cinético funcional, para que assim possa descobrir e tratar a causa da dor e não apenas os sintomas.

Em caso de dor, a busca pelo tratamento não deve demorar em ocorrer, pois quadros de dores tratados no início apresentam um prognóstico melhor.

As dores no joelho são sintomas comumente encontrados em todas as idades. Estudos recentes demonstram que o joelho está entre as áreas com maiores incidências de dores em praticantes de atividades físicas, principalmente em esportes que sobrecarregam a articulação, causando dores, inchaço e limitações de movimentos, sintomas que também são encontradas em sedentários.

Diversas são as causas de dores nessa articulação, normalmente causadas por entorses, distensões, desgastes articulares, ou traumas diretos, como em esportes de impacto, ou até mesmo acidentes de trânsito.

Em casos de doenças sistêmicas, os dois joelhos podem ser afetados, diferente de problemas mecânicos ou traumas, onde na maioria das vezes apenas um dos joelhos apresenta sintoma.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Para o tratamento, o fisioterapeuta traça um diagnóstico cinético funcional, para que assim possa descobrir e tratar a causa da dor e não apenas os sintomas. Em alguns casos faz-se necessário pedir a realização de exames de imagem para que se possa ter um diagnóstico mais preciso. Afinal, o joelho é o maior complexo articular do organismo e é responsável por sustentar o corpo e auxiliar nas atividades de locomoção.

Deve-se sempre procurar ajuda de um profissional para buscar a melhor maneira de iniciar um tratamento, seja ele preventivo ou em casos em que a dor já se encontra presente. Lembrando sempre que a busca pelo tratamento não deve demorar em ocorrer, pois quadros de dores tratados no início apresentam um prognóstico melhor. Mas, quando não tratadas tendem a evoluir, lesionando mais estruturas ou dificultando e retardando o tratamento.

Lembre-se, dor não é normal e estar sem dor é qualidade de vida.

 

*Henrique Martins Schmidt é fisioterapeuta.

 

 

Please follow and like us: