Palestra aborda a criação do Família Acolhedora na Lapa

Dr. Sergio explicou que a família de acolhimento representa a possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio para a criança ou adolescente.

Evento reuniu público que atua na Assistência Social e explicou a importância e relevância da implantação do programa que tem por objetivo dar amparo a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social.

Recentemente, foi realizada uma palestra na Lapa, direcionada a um público específico que atua em diversas áreas da Assistência Social. O evento reforçou a importância da criação e da implementação do Programa Família Acolhedora no município.

Este Programa consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receber em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária.

A família de acolhimento representa a possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio para a criança ou adolescente.

A Diretora Municipal Geral das Políticas de Assistência Social da Lapa, Ana Karina Azambuja, afirmou que “o Município já vem trabalhando para implantar o programa, buscando adequação na legislação municipal para posterior cadastramento das famílias”.

O palestrante convidado para o evento foi o Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal do Paraná, Dr. Sergio Luiz Kreuz. Ele apresentou as vantagens do programa e a experiência bem-sucedida na cidade de Cascavel.

Segundo Dr. Sergio, a Família Acolhedora não pode e não deve ser confundida com a adoção. “Este é um acolhimento feito por famílias devidamente cadastradas a crianças ou adolescentes que, por algum motivo, precisaram ser afastadas de suas famílias de origem, até que o judiciário e a equipe técnica encontrem uma família para adoção. O Acolhimento Familiar vem ganhando espaço como um novo modelo de acolhimento em substituição às casas de passagem, casas lares ou abrigos”, explicou.

O evento contou com as presenças do Juiz de Direito da Comarca da Lapa, Dr. Marcos Takao Toda; Promotor de Justiça da Comarca, Dr. Pedro Henrique B. Papaiz; do Prefeito da Lapa, Paulo Furiati; e do Vereador Otávio Rodrigues.

Please follow and like us: