ENTENDENDO MELHOR O PROJETO COOPERLAPA

O projeto da COOPERLAPA, Cooperativa de Carnes Nobres de Ovinos e Caprinos foi desenvolvido para trazer benefícios a toda cadeia produtiva do setor, começando da porteira para dentro, com avaliação técnica da área em hectares, análise de solo, formação de piquetes em sistema Voisin e um planejamento estratégico de pastagens para cada propriedade. A COOPERLAPA está com seu departamento técnico focado em três aspectos primordiais, melhoramento genético, nutrição e ambiente. O corpo técnico é gerido por médicos veterinários, agrônomos e zootecnistas, e com o apoio de instituições de ensino e pesquisa. Da porteira para fora trabalhará com um programa de marketing, fábrica de rações,  melhoramento genético, engenharia de alimentos e principalmente um departamento de vendas, especializado em venda de carnes nobres.

Em seu projeto piloto trabalhará em conjunto com as prefeituras das 26 cidades da Região Metropolitana de Curitiba. As prefeituras entrarão com apoio junto aos núcleos de criadores regionais, com infraestrutura, local para cursos e palestras e programação de eventos, como dia de campo e visitas técnicas em universidades e outras cooperativas. Os núcleos estarão ligados a sede da COOPERLAPA que será na cidade da Lapa, que irá gerir e terá responsabilidade de toda administração de contratos de compra de insumos, animais, e venda de produtos cárneos e derivados.

Os cooperados estarão diretamente ligados através de seus núcleos regionais e os núcleos diretamente ligados a Cooperativa, e está disponibilizará a todos os cooperados de igual forma assistência técnica, insumos, cursos, palestras e o direcionamento dos animais as propriedades ligadas a produção de carnes nobres de ovinos e caprinos.

Os animais serão abatidos no abatedouro municipal da Lapa, onde serão feitos na sequência os cortes nobres e o beneficiamento de outros produtos derivados serão de responsabilidade da entidade, juntamente com o corpo técnico, marketing, engenharia de alimentos e departamento de vendas que participarão junto aos criadores de um plano de negócios para determinar quantos animais serão abatidos semanalmente.

O modelo de gestão desta cooperativa é baseado no crescimento vertical e horizontal dos mais novos e eficientes programas de gestão no Brasil e no mundo. Para abastecer o mercado de carnes nobres de ovinos e caprinos é necessário um programa de gestão bem sintonizado, entre núcleos, criadores e a cooperativa, tendo em vista a necessidade do mercado de consumo de carnes nobres terem uma ótima aceitação, porém falta produto no mercado, por isso a importância de mobilizar núcleos nos municípios da Região Metropolitana, em parcerias com as prefeituras, com apoio técnico para se conseguir um número satisfatório de animais para abate, animais tipo carne, com tipificação de carcaças para atender restaurantes e consumidor final.

Modelo de Gestão proposto para a COOPERLAPA.

 

Agradecimentos

Para o projeto da COOPERLAPA se tornar realidade contou e ainda conta com o apoio de algumas personalidades municipais, às quais, através de sua diretoria, agradece. São eles: Paulo Furiatti, prefeito da Lapa, Joacir Gonçalves, vice-prefeito, Fenelon W. Moreira, vereador municipal, e a Tribuna Regional da Lapa.

Também agradece a todas as prefeituras e núcleos de criadores que receberam a equipe diretiva e o projeto da cooperativa com muito entusiasmo, verificado pela grande adesão ao projeto.

 

*Médico Veterinário e Diretor Técnico COOPERLAPA. Contato pelo fone: 99984-0470

Please follow and like us: