Fisioterapia preventiva

A fisioterapia além de auxiliar na recuperação de doenças, visa a prevenção para que se tenha melhor qualidade de vida.

A terapia manual é utilizada para harmonizar as tensões musculares que todos sofrem, proporcionando relaxamento corporal e diminuindo o estres.

A fisioterapia, além de auxiliar na recuperação de doenças, visa a prevenção para que se tenha melhor qualidade de vida. Seja ela para uma criança, adulto, ou idoso, evitando ou retardando algumas complicações funcionais. Tudo isso através da correção postural, em pequenos detalhes do dia-a-dia através da ergonomia, alongamentos e exercícios que fortaleçam a musculatura de sustentação do corpo, evitando lesões, dor, e até mesmo as quedas.

Técnicas como a Terapia Manual, por exemplo, são excelentes para a harmonização das tensões musculares que todos sofrem. É definida como uma abordagem clínica, utilizando técnicas específicas para a avaliação de tecidos moles, e estruturas conjuntas, com o objetivo de modulação da dor, aumento da amplitude de movimento, redução ou eliminação da inflamação; induzindo o relaxamento, melhorando a reparação tecidual, extensibilidade e/ou estabilidade; movimento facilitador, e promovendo assim a melhora da função. A terapia manual também diminui e elimina as sobrecargas corporais acumuladas no dia-a-dia, proporcionando um relaxamento corporal e diminuindo o stress.

Mais importante que reabilitar é prevenir! É muito mais fácil tratar algo que está numa fase reversível, do que tratar de um problema em um estágio mais avançado, que talvez seja irreversível, somente com tratamentos paliativos. A fisioterapia dispõe de orientações e exercícios validos para a promoção de saúde de todos, diminuindo a vulnerabilidade físico-funcional e a fragilidade, reduzindo e/ou eliminando os fatores de risco.

 

*Roberta Lourenço Magalhães é Fisioterapeuta (248299-F) e atende na D’Agostini Clínica Médica (Rua Tenente Henrique dos Santos, nº 360, Lapa, telefones 41-3622-7395 e 41-9-9676-7400)

Please follow and like us: