ALL lança “Fatos e Causos Pitorescos”

Integrantes da ALL participando do lançamento da obra literária.

Em evento realizado no Theatro São João, Associação Literária também prestou homenagem a Chacrinha e a Dalva de Oliveira.

No dia 1º de dezembro a Associação Literária Lapeana (ALL) realizou o evento “Do Histórico ao Pitoresco II” no Theatro São João. Na ocasião, foi homenageado, por ocasião de seu centenário, Abelardo Barbosa – o Chacrinha. Houve participação de Marcos Varchaki, Clarissa Burda e Marina Stanula. Na oportunidade a ALL também homenageou Dalva de Oliveira, com participação de Karina Reynen, Caio Murilo Camargo e Gabriel Rodrigues.

Ainda no evento foi feito lançamento da quarta coletânea organizada pela Associação: “Fatos e Causos Pitorescos”, que conta com a participação de vários autores. Já foram publicadas anteriormente as coletâneas: “Lapa em Prosa e Verso”, “Histórias que Vi, Vivi e Ouvi” e “Saberes e Sabores – Histórias e Costumes da Lapa”.

Os livros encontram-se a venda na Casa Vermelha, Casa Lacerda, Theatro São João e Papelaria Prisma.

A ALL agradece o apoio e colaboração recebidos da Fecomércio, do Sesc, do Instituto Histórico e Cultural da Lapa, da Metalúrgica Bosch, da JR Colméias, da Empresa Santa Barbara Produções, da Beleza Pura, do Restaurante Casarão, da Ágile Imobiliária, da Lopata Corretora de Seguros, do Restaurante Lipski, da Erva Mate Legendária, da Lapinha Spa, da Clave de Sol, da Fotos Gaio e da Prefeitura Municipal.

A ALL

A Associação Literária Lapeana (ALL) foi fundada a 29 de julho de 1873 e instalada a 7 de setembro do mesmo ano. Na época tinha por finalidade o estudo da literatura teórica e prática. Seus fundadores foram os responsáveis pela criação do Theatro São João, datado de 1876. A atuação da ALL foi interrompida em consequência da Revolução Federalista (1894), sendo reativada oficialmente em 7 de setembro de 2004.

A ALL hoje tem por finalidade a promoção da cultura, a pesquisa, a preservação da memória histórica, literária, artística, arquitetônica, folclórica e ambiental.

Desde sua reativação participa e promove concursos literários; lançamentos de livros; exposições fotográficas, de artes e de literatura; apresentações culturais, litero musicais, saraus e homenagens a personalidades de destaque nacional e local pelos seus centenários.

Já foram homenageados Machado de Assis, Helena Kolody, João Guimarães Rosa, Cartola, Mario Lago, Vinicius de Morais, Adoniran Barbosa, Noel Rosa, Carlos Drummond de Andrade, entre outros como destaque nacional.

Como destaque local já foram homenageados Bety Burda, Laura Aubrift Borges e neste ano homenageamos em junho Ney Braga – lapeano que engrandeceu a história da Lapa e do país.

Please follow and like us: