Lapa vai lembrar os 124 anos do episódio do Cerco

Comemoração de 2018 continuará a valorizar os talentos locais, com a peça teatral apresentada pela UAL.

Programação vai de 7 a 24 de fevereiro e incluirá cerimônias cívico militares, apresentação da Banda do Exército e o espetáculo “Por dias melhores”.

A Prefeitura da Lapa, em parceria com o 15° GAC AP e a União dos Artistas Lapeanos (UAL), promoverá uma intensa programação cultural para relembrar o episódio do Cerco da Lapa, de suma importância para a consolidação da República.

Após aprovação na Câmara dos Deputados e no Senado, o Presidente Temer sancionou a Lei 13.570/2017 que institui o Dia Nacional do Cerco da Lapa em 09 de fevereiro. Este ano a data estará inserida no calendário nacional.

Em 2018 o Cerco da Lapa completa 124 anos. Os legalistas resistiram bravamente ao cerco por 26 dias, mas sucumbiram por falta de munição e comida. Ao todo foram 639 homens entre as forças regulares e civis voluntários, lutando contra as forças revolucionárias formadas por três mil combatentes.

Na programação deste ano estão previstas cerimônias cívico militares, apresentação da Banda do Exército e o espetáculo “Por dias melhores”, peça teatral organizada e produzida pela UAL que retrata de forma lúdica o cotidiano nos dias de batalha.

Confira a programação:

– Apresentação da Banda da 5ª Região do Exército: 7 de fevereiro, às 19h, no Theatro São João.

– Cerimonia do Cerco da Lapa: 9 de fevereiro, às 10h30, na Praça General Carneiro.

– Desfile Militar em comemoração ao Feriado Nacional do Cerco: 23 de fevereiro, às 10h30, no Pantheon do Heroes.

– Apresentação da peça “Por dias melhores”: 24 de fevereiro, às 19h30, na Alameda David Carneiro.