O que é o Pilates?

Técnica visa a reeducação dos movimentos associados às contrações musculares e a respiração correta, através de movimentos suaves e coordenados.

É um método de exercícios e alongamentos que utilizam o peso do próprio corpo ou a resistência de molas e elásticos durante a execução. Também é um método de tratamento conservador para manter a mobilidade da coluna vertebral, além de ajudar a evitar o aumento dos desvios da coluna oriundos das más posturas adotadas em nosso cotidiano.

A técnica visa a reeducação dos movimentos associados às contrações musculares e a respiração correta, através de movimentos suaves e coordenados.

A técnica foi criada por Joseph Pilates e começou a ser empregada em tratamentos em 1914, durante a primeira guerra mundial, quando ele foi enviado a um campo de concentração na Ilha de Mana, e a partir dos bons resultados a técnica foi sendo difundida e fortificada. Com o passar do tempo ele foi criando e adaptando novos exercícios e aparelhos até chegar nos aparelhos utilizados hoje em dia.

Entre os benefícios da técnica estão: melhora do alongamento, melhora do tônus muscular, melhora a postura, previne e recupera lesões, melhora os movimentos articulares, ganho de flexibilidade, melhora da coordenação, melhora o controle respiratório, trabalha força e resistência muscular, entre outros.

Dessa maneira, a técnica visa o restauro da saúde em condições patológicas e, em casos de indivíduos saudáveis, promovendo a melhora da saúde e a prevenção de lesões.

*Henrique Martins Schmidt é fisioterapeuta.

Please follow and like us: