“Por dias melhores” encerra comemorações do Cerco da Lapa

Para o espetáculo deste ano foram seis meses de trabalho, sendo realizados de dois a três ensaios por semana.

Seguindo a trilha de sucessos anteriores, espetáculo teatral organizado pela UAL promete encantar o público novamente.

Na sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018, comemorou-se os 124 anos do episódio do Cerco da Lapa. Em um mês intenso de eventos, foram muitas as comemorações com exposição fotográfica, apresentação da Banda de Música da 5ª Divisão do Exército, Solenidades Cívico-Militares e palestras. E, para finalizar as comemorações, no dia 24, às 19h30, será realizada a apresentação do espetáculo teatral “Por dias melhores”, na Alameda David Carneiro.

O ESPETÁCULO

A preparação do espetáculo acontece desde julho de 2017, com ensaios semanais que exigem muita dedicação do elenco e também das equipes de produção, que estão se reinventando a cada ano na criação de cenários, figurinos e adereços.

A novidade deste ano está no texto, que busca trazer leveza ao tema, com cenas divertidas, porém sem esquecer do compromisso em mostrar a história da cidade de forma sensível, promovendo a reflexão sobre o episódio. Outra novidade está nas cenas de batalhas que terão uma dinâmica diferenciada, com marcações coreografadas e efeitos de luz e som.

O espetáculo dirigido por Mara Ganzert levanta a reflexão sobre a incessante busca por um futuro melhor, através da amizade entre um marceneiro e um intelectual. A apresentação mostra os sonhos, os projetos e as esperanças de pessoas comuns que tiveram suas vidas modificadas pelo marcante episódio do Cerco da Lapa.

O espetáculo será encenado na Alameda David Carneiro, no dia 24 de fevereiro, às 19h30, e a União dos Artistas Lapeanos (UAL) conta com importantes parcerias, como do Exército Brasileiro, através do 15º GAC AP, e da Prefeitura Municipal da Lapa, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Local.

UAL

A União dos Artistas Lapeanos (UAL) surgiu em meados de 2016 com integrantes de vários grupos culturais da cidade. Com intuito de levar cultura a todos, percebeu-se a necessidade de criar uma organização que sintetizasse de forma simples e eficaz a união e o trabalho de todos os envolvidos com a cultura na cidade da Lapa. Surgia então a União dos Artistas Lapeanos, ou simplesmente UAL, uma organização sem fins lucrativos que visa a promoção e o desenvolvimento cultural da cidade e região. O objetivo é trabalhar de forma mais organizada, facilitando a busca de recursos e valorizando ainda mais o grupo e o trabalho realizado.

Composta pelos grupos teatrais Animathéia, Mistura Lapeana, Palhaçantes e dos grupos dança Laços de Tradição e Studio Isabel Pellegrini, em conjunto com voluntários e artistas independentes, a UAL promove e atua em diversas atividades sócio culturais, incentivando a produção dos grupos culturais locais.

Entre os principais espetáculos produzidos desde sua fundação estão: “Lágrimas de uma Guerra”, dirigido por Mara Ganzert e Lino Júnior, e “Lapa: A História de Três Gerações”, de direção de Nádia Burda. Além de participações em diversos eventos culturais da cidade e dos trabalhos independentes desenvolvidos pelos grupos integrantes.

Para o espetáculo deste ano, “Por dias Melhores”, foram seis meses de trabalho, sendo realizados de dois a três ensaios por semana. Os integrantes do grupo não mediram esforços e “botaram a mão na massa” para a realização da apresentação. Além do trabalho de atuação dos atores, foram criados vários núcleos para dar suporte ao espetáculo, como figurinos e adereços, sonorização, sonoplastia e iluminação, maquiagem e comunicação.

A União dos Artistas Lapeanos convida a todos para prestigiarem esse belíssimo espetáculo criado de lapeanos para lapeanos. A apresentação é gratuita. Para abrilhantar ainda mais o espetáculo, a banda lapeana “Hora da Brasa” irá abrir a apresentação com um belíssimo show musical.

 

A novidade deste ano está no texto, que busca trazer leveza ao tema, com cenas divertidas, porém sem esquecer do compromisso em mostrar a história da cidade de forma sensível.

SERVIÇO

O que: Espetáculo teatral “Por dias melhores”

Quando: Sábado, 24 de fevereiro, às 19h30

Onde: Alameda David Carneiro

Quanto: Apresentação gratuita

Please follow and like us: