Censo Agropecuário termina dia 28

Censo é importante, principalmente devido às mudanças que o setor passou nos últimos dez anos – o último levantamento é de 2007.

Recenseadores já visitaram cerca de 95% dos estabelecimentos agropecuários da Lapa. Quem ainda não tiver respondido o questionário pode entrar em contato com os supervisores para agendar uma visita.

O Censo Agropecuário 2017, principal investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país, está prestes a terminar. Até o dia 28 de fevereiro, 1,3 mil recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão percorrendo 372 mil estabelecimentos agropecuários do Paraná para realizar o levantamento das informações sobre a estrutura, a dinâmica e a produção. Até o dia 31 de janeiro, 273,6 mil estabelecimentos já haviam sido visitados, 73,4% do total.

Na Lapa, para realizar o Censo, o município foi divido em 52 setores. Até quinta-feira, 22 de fevereiro, cinco ainda estavam sendo visitados e o restante já havia sido finalizado. Assim, a coleta de informações no município, até esta data, havia atingido cerca de 95%.

No mês de março os responsáveis pelo recenseamento irão supervisionar o município para avaliar se todos os estabelecimentos foram visitados. Como a intenção é atingir 100%, ainda será possível realizar a entrevista. Então, a orientação ao produtor é de que, caso não tenha recebido a visita do recenseador, entre em contato com o Posto de Coleta, localizado na Secretaria Municipal de Agricultura (telefone 41-3622-0241), e agende uma entrevista.

NA LAPA

Na Lapa, o Censo Agropecuário 2017 está sendo realizado por 11 recenseadores, em todas as comunidades rurais do município, desde o dia 1º de outubro de 2017.

Segundo Andressa Schafascheck, supervisora da ação na região da Lapa, os recenseadores não encontraram muitas dificuldades em campo. “Não tivemos recusa, a maioria das pessoas nos recebeu bem e prestaram as informações”, afirma.

Isso foi fundamental para que a ação fosse positiva, pois os dados fornecidos serão utilizados em futuras políticas públicas para a agropecuária. A última coleta de dados referente ao setor aconteceu em 2007. Os resultados preliminares do Censo Agropecuário 2017 serão divulgados entre março e abril de 2018 e a veracidade das informações fornecidas será fundamental para um diagnóstico correto da situação da agropecuária no país.

IMPORTÂNCIA

O Censo Agropecuário é a principal ferramenta que baliza e define as estratégias para a adoção de programas essenciais ao crescimento do setor, fortalecendo a agricultura e a pecuária do país.

Para o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o levantamento é importante, principalmente devido às mudanças que o setor passou nos últimos dez anos – o último levantamento é de 2007. “A produção agropecuária brasileira cresceu quase 80% nesse período. Só no Paraná, aumentamos quase 13 milhões de toneladas de grãos nesse setor, o que sinaliza o quanto estado mudou nesse período. O sistema cooperativo recebe quase 60% da produção agropecuária paranaense e, por isso, temos um grande compromisso em apoiar o Censo, mesmo porque precisamos das informações”, destacou.

Para o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguette, o Censo vai dar um retrato mais nítido da agropecuária brasileira. “Isso mostrará que o desenvolvimento do setor nos últimos anos foi mais pujante que do que imaginamos. Trabalhamos nesses anos meio sem rumo. Mas, com o Censo, vamos ter dados confiáveis que permitirão um planejamento mais acertado, facilitando tanto aos governadores, quanto aos prefeitos e produtores a tomada de decisões mais apuradas para alavancar a produção agropecuária”, ponderou.

O secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, disse que o levantamento “é fundamental para conhecer realidades, ou seja, saber quem e quantos somos, como nos organizamos, enfim, como é dinâmica que temos no meio rural. E isso ajudará a calibrar políticas dos governos municipais, do estado e federal, das empresas, das cooperativas para o setor”.

Please follow and like us: