Em um dia, choveu mais da metade do previsto para Março

Foram 60,8mm de chuva na Lapa na quarta-feira, dia 14. Pela quantidade de água, estragos registrados não foram grandes.

Muito calor aliado a uma frente fria. O resultado foi um temporal que assustou muitos moradores de várias cidades paranaenses. Na Lapa, a chuva e os ventos também deixaram a população em alerta. Segundo o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) – Estação Experimental da Lapa, na quarta-feira, 14 de março, o índice pluviométrico foi de 60,8mm – o que representa pouco mais da metade do previsto historicamente para o mês (a média de chuva para março na Lapa é de 116mm, segundo o Climatempo).

Em contato com a Defesa Civil do município, as informações repassadas à Tribuna Regional é de que houve solicitação de atendimentos, na data, nos seguintes locais: Rua Barão do Rio Branco, por galhos terem caído em cima de uma residência; no Bairro São Lucas, onde foram registrados dois alagamentos; no Jardim Cidade Nova, onde houve queda de um paderão no Barracão do Posto de Molas; e na Rua Pedro Soares de Siqueira, no bairro Cristo Rei, onde aconteceu o desabamento do telhado de um barracão.

Não houve registro de casos mais graves ou de vítimas em decorrência das chuvas. Também a região do Parque Linear Pedro Mendes não registrou alagamentos, como ocorria antes de sua criação. O córrego ficou bastante cheio, mas não chegou a transbordar.

MÉDIA

O IAPAR realiza registros diários do volume de chuva na Lapa, desde novembro de 2013. De acordo com estes dados, nos últimos anos em nenhum dia do mês de março havia chovido tanto como no último dia 14.

Em 2017, o dia 4 de março foi quando houve maior precipitação no mês, chegando a 27mm. No mês de março do ano passado, o índice pluviométrico chegou a 144,2mm.

Já em março de 2016 foi registrado o total de 108mm, com o dia de maior volume de chuvas sendo registrado no dia 10, com 49mm.

Em 2015, o dia 6 foi o que teve maior volume de chuvas no mês de março: 44,9mm, com o total de 154,3mm para o mês.

E, em 2014, no mês de março choveu 155,5mm, com o dia de maior volume pluviométrico no dia 13, com 33mm.

Com fortes ventos, alguns galhos de árvores no centro da cidade vieram ao chão.
Índice pluviométrico na data foi o maior dos últimos quatro anos na região, segundo dados do IAPAR.
Please follow and like us: