Prefeitura inicia castração de animais no município

Esta é uma das ações que estão sendo tomadas para o controle populacional de cães. Tutores que tenham interesse em realizar o procedimento em seus animais devem realizar o cadastro na Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente.

Na quarta-feira, 21 de março, a Prefeitura Municipal da Lapa promoveu 85 castrações em cães, em ação realizada pela Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente. A medida faz parte de algumas ações que visam o controle da população canina no município.

Segundo os médicos veterinários do Departamento de Controle e Bem-Estar Animal, Renan Bastos e Adriana Bianchini, serão realizadas castrações de animais machos e fêmeas, de cães circulantes em vias públicas e de proprietários já anteriormente cadastrados, dentro dos requisitos pré-estabelecidos para receber o benefício. O trabalho é realizado dentro de um “castra móvel”, veículo adaptado e equipado para os procedimentos cirúrgicos, com toda segurança e cuidados, dentro dos critérios técnicos recomendados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV.

Os profissionais contratados, junto com a equipe da Prefeitura, realizam os procedimentos, o que envolve aplicação de pré-anestésico, microchipagem para identificação do animal, anestesia geral e procedimento cirúrgico.

Para o Prefeito Paulo Furiati, esta iniciativa é importante quando aliada a demais ações voltadas para a orientação e conscientização da população quanto a guarda responsável de animais domésticos. O recurso empregado é fruto de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio direto do Secretário Rui Wiedmer.

A Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente informa que novas ações serão desenvolvidas e a população que se enquadra nos critérios e tiver interesse em castrar seus animais, deve se cadastrar de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, na Rua Treze de Maio, nº 1.156. Mais detalhes da ação e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3622-4146.

 

Please follow and like us: