Dor ciática e fisioterapia

Amortecimento, diminuição da força muscular, diminuição da mobilidade, sensação de queimação, dificuldades para movimentar-se e fisgadas desde a coluna lombar até os pés… Você já sentiu algo assim? Sim? Então o fisioterapeuta pode te ajudar.

O nervo ciático se estende desde a região lombar até os pés, é o maior nervo do corpo humano. Muitas pessoas imaginam que a causa da dor neste local venha da região do quadril, onde, na maioria das vezes, iniciam-se os sintomas. Porém, ela costuma acontecer por alguma alteração na região lombar, sejam elas por inflamação, compressão nervosa, hérnias de disco, entre outras, fazendo assim com que ocorra uma dificuldade na transmissão do impulso nervoso. Os sintomas surgem como amortecimento, diminuição da força muscular, diminuição da mobilidade, sensação de queimação, dificuldades para movimentar-se e fisgadas desde a coluna lombar até os pés.

Normalmente a dor apresenta-se apenas de um lado, podendo ser ou não irradiada, ou seja, em toda ou maior parte do trajeto do nervo. Quando não tratada a dor pode surgir também no outro lado, devido as compensações que nosso corpo realiza para diminuir o desconforto durante nossas atividades diárias, sejam elas no trabalho ou até mesmo dormindo, quando não adotamos uma postura correta.

O tratamento na fisioterapia consiste em avaliar e identificar a causa das dores e não somente tratar os sintomas. No tratamento o fisioterapeuta busca não somente a melhora do quadro de dor, mas também a prevenção contra uma lesão futura ou a recorrência de dores da lesão.

É importante ressaltar que o tratamento deve ser sempre realizado por um profissional de sua confiança, fainal os nervos passam todos pelo canal medular e transmitem impulsos nervosos responsáveis pelas ações executadas por nosso corpo em uma estrutura complexa, repleta de músculos, ligamentos, tendões, fáscias e nervos, onde um movimento, ação ou técnica realizada de uma maneira inadequada pode piorar muito o quadro do paciente.

*Dr. Henrique Martins Schmidt é Fisioterapeuta, Pós-Graduado em Fisioterapia Traumato-ortopédica Funcional.

 

 

 

 

 

 

Please follow and like us: