Últimos dias para ações em relação ao título eleitoral

Até dia 9 de maio eleitores podem fazer primeiro título, alterar informações, atualizar endereço e mudar local de votação. Cartório Eleitoral da Lapa irá atender com horário diferenciado de segunda a quarta-feira.

Na quarta-feira, 9 de maio, termina o prazo para fazer o título de leitor, alterar informações, atualizar endereço e mudar local de votação. O voto é obrigatório para quem tem idade entre 18 e 70 anos, sendo facultativo somente para pessoas com idade entre 16 à 18 anos e para maiores de 70 anos e para não alfabetizados.

O Chefe do Cartório Eleitoral da Comarca da Lapa, Daniel Leal Ganzert, ressalta a importância de as pessoas que necessitam de algum dos serviços descritos irem até o Cartório munidos dos documentos necessários.

Para o alistamento eleitoral, a pessoa deve apresentar documento com foto (RG, Carteira de Trabalho ou outro com foto) e comprovante de endereço atualizado no nome da pessoa ou parente próximo (conta de água, luz, correspondência bancária ou outros). Os eleitores do sexo masculino devem apresentar também o Comprovante de Quitação com o Serviço Militar Obrigatório.

Para transferência do município de votação, é necessário apresentar no Cartório Eleitoral um documento de identificação com foto e comprovante de endereço, comprovando pelo menos três meses de residência no município. O eleitor ficará impedido de mudar o endereço caso já tenha pedido alguma outra transferência ou feito o título há menos de um ano.

Já a revisão do título destina-se à atualização de dados, como quem precisa mudar algum local de votação ou alterar o nome em caso de casamento. A pessoa deve apresentar algum documento que comprove o que ela quer mudar, por exemplo o comprovante do novo endereço e ou certidão de casamento.

“De acordo com o calendário eleitoral, 151 dias antes do dia das eleições, no caso em 9 de maio, é o ultimo dia para que os eleitores realizem a inscrição do título, alterem informações ou mudem o endereço para votar. O eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida também deve até o dia 9 de maio alterar a seção para um local que lhe ofereça acessibilidade”, explica Daniel.

O Chefe do Cartório reforçou o horário de atendimento: “estamos atendendo das 12h às 19h e a orientação é de que os eleitores procurem o atendimento o quanto antes, sem deixar para última hora. Prevendo o aumento da demanda, nos dias 7 e 8 e 9 de maio o atendimento acontecerá das 9h às 19h”.

Please follow and like us: