Dê um “jeitinho” em seu País

Bilhões desviados da Petrobras. Representantes do povo envolvidos em atos de corrupção. A população escandalizada pelos altos roubos. Saúde no Brasil degradada por roubos. Atos de corrupção como esses se tornaram comuns. Mas, você sabe por onde isso começa?

Corrupção se caracteriza como o ato de corromper algo ou alguém em busca de vantagens, ou simplificando, é o ato de usar aquele código para conseguir dinheiro em um jogo, “furar” fila, as tentativas de pagar menos impostos, pegar respostas de colegas durante uma prova. Tudo isso é corrupção, atos que fazemos e passam despercebidos.

Nós vivemos em um País corrupto, onde atos corruptos estão inseridos no dia-a-dia da população. Faz-se atos considerados corruptos em todo canto e esse é o chamado “jeitinho brasileiro”. O jeitinho brasileiro é quando alguém faz algo que seria difícil se tornar fácil, ou até quando faz algo errado escondido, e com isso a pessoa se acha “o bom”. Esse costume vem de berço, e os pais devem educar os filhos para que não aconteçam atos inadequados, como furar fila.

Os ladrões em potencial, ou também políticos corruptos, apenas continuam roubando (dando um jeitinho) pelo prazer de saber que podem fazer aquilo e ninguém vai os deter. A sensação de poder é imensa e o corrupto se acha intocável.

A hora de mudar o País é agora. Ensine seu filho a não dar um jeitinho e talvez daqui a 20 anos teremos um Brasil melhor.

*Matheus B. Gorniski, 17 anos.

Please follow and like us: