Marienthal Fest celebrará 140 anos de fundação

Evento acontecerá no dia 2 de junho e terá muitas atrações, como exposição, festival de gaiteiros, passeio em um Chevrolet antigo, peça teatral sobre a comunidade e o concurso Schõn Mädchen (Menina Bonita).

A comunidade escolar do Colégio Estadual Antônio Lacerda Braga e da Escola Municipal Martin Hammerschidt, moradores e o comércio local, em conjunto com a Prefeitura da Lapa (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), preparam para o dia 2 de junho uma intensa programação festiva e cultural para marcar os 140 anos de colonização da Mariental.
A festa será realizada na Rua Carlos Weill e a programação inclui corrida rústica, gincana, concurso, danças típicas, exposição, missa e o show musical com a Banda Munique, típica alemã, vinda de Concórdia (SC). Este evento é parte integrante das comemorações pelos 249 anos da Lapa.
Segundo os organizadores, o objetivo é preservar a cultura e os costumes dos descendentes colonizadores e unir a comunidade e as famílias neste encontro. A festividade pretende dar início a um calendário de eventos que resgate principalmente nos mais jovens o amor e a gratidão pela comunidade.
Uma reunião realizada na manhã de quarta-feira, 9 de maio, entre membros da comunidade e o Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Joacir Gonsalves, a Diretora de Cultura, Helenita Prevedello, o Coordenador de Jornalismo e Produção, Tony Antunes, e a gestora financeira da pasta, Marcia Costa, definiu detalhes da programação. Toda a população da Lapa e região está convidada a prestigiar o evento.

PROGRAMAÇÃO
A apresentação da festa será realizada pelos locutores Tony Antunes e Elyane Silva. Confira a programação completa das festividades que acontecerão no dia 2 de junho, na Rua Carlos Weill:
– 10h: Corrida Rústica Professor Ovídio Hammerschmidt, dividida em categorias com saída do Caracol, percorrendo cinco quilômetros até o palco da festa.
– 11h: Premiação dos participantes e abertura da praça de alimentação com venda de comidas típicas, bebidas, doces, tortas, Chopp, canecos personalizados e produtos da região.
– 13h: Abertura da Exposição “Éramos Dois”, no Salão da Zenilda, com fotos de casamentos antigos de casais da Mariental. No local também estarão expostas obras do Irmão Estevão Muller. Início dos passeios em um Chevrolet antigo, promovido pelo colecionador Casemiro Wosniack.
– 14h30: Festival de gaiteiros de Mariental.
– 16h: Apresentação de grupos folclóricos do Colégio Antônio Lacerda Braga e da Escola Martin Hammerschidt.
– 17h: Apresentação teatral com artistas locais da peça “Mariental já foi assim”, que representará por meio da arte cênica acontecimentos e fatos que fazem parte da história da comunidade.
– 18h: Brincadeiras, gincana e o concurso Schõn Mädchen (Menina Bonita).
– 19h: Missa solene em comemoração aos 140 anos da Mariental.
– 20h30: Show com a Banda Munique.

BANDA MUNIQUE
Fundada em 2007, a Banda Munique tem como objetivo resgatar a música de banda orquestrada, se destacando principalmente em apresentações de bailes de Chopp, Kerb, Oktober, festas típicas alemãs, sempre com irreverencia e muita animação. A banda já possui vários CDs gravados e seus integrantes realizam os shows com trajes típicos.

Please follow and like us: