“O mundo do trabalho nas lentes de Glück” chega à Lapa

Fotos revelam muito mais que o cotidiano do trabalhador, mas, também, as relações de gênero, relações de poder econômico presentes nas relações de trabalho na Lapa.

Exposição fotográfica terá abertura no dia 31, na Casa Lacerda. Em 27 imagens, mostra procura revelar um pouco das diferentes profissões exercidas por cidadãos comuns da cidade.

Em exposição a ser aberta no dia 31 de maio, às 15h, no Museu Casa Coronel Joaquim Lacerda, 27 imagens do fotógrafo Guilherme Glück serão expostas até o dia 2 de agosto ao público da cidade. Intitulada “O mundo do trabalho nas lentes de Glück”, a mostra procura revelar um pouco das diferentes profissões exercidas por cidadãos comuns da cidade, entre os anos de 1920 a 1950.

A exposição, organizada pelo professor do Instituto Federal do Paraná Ederson Santos Lima, tem por objetivo trazer para a cidade um pouco do cotidiano dos trabalhadores lapeanos, antigos moradores ou imigrantes recém-chegados que nas primeiras décadas do século XX transformaram a Lapa, num centro para o qual vinham moradores de outras cidades atrás de seus mais diferentes profissionais: ferreiros, carpinteiros, sapateiros, pedreiros.

Estas imagens fazem parte de um conjunto de fotografias pertencentes ao Museu da Imagem e do Som do Paraná, denominada de Coleção Guilherme Glück e que possui aproximadamente 30.000 fotografias.

GLÜCK

“Guilherme Glück durante quase 40 anos fotografou o povo da Lapa e cidades vizinhas, legando um verdadeiro tesouro fotográfico à cidade, que aos poucos vem sendo revelado à sociedade paranaense, em pesquisas acadêmicas que já duram quase uma década de trabalho”, ressalta o professor Ederson.

Santos Lima relembra ainda que esta é a terceira vez que organiza uma exposição sobre o fotógrafo. A primeira ocorreu em 2011 na Casa Andrade Muricy, a segunda no Museu Oscar Niemeyer em 2015, ambas em Curitiba, e agora na Casa Lacerda. Destaca ainda que para aqueles que forem à mostra, as fotografias revelam muito mais que o cotidiano do trabalhador, mas, também, as relações de gênero, relações de poder econômico presentes nas relações de trabalho na Lapa, ou em qualquer lugar do mundo, o que torna Glück um atento observador da realidade em que vivia, tornando-o um dos mais importantes fotógrafos paranaenses da primeira metade do século XX (1900-1950).

SERVIÇO

O que: Exposição “O mundo do trabalho nas lentes de Glück”

Quando: de 31 de maio a 2 de agosto, das 9h às 17h, de terça a domingo

Onde: Museu Casa Coronel Joaquim Lacerda

Please follow and like us: