Antônio Belniaki – exemplo de superação no esporte

Seu Antônio Belniaki em uma Corrida de Montanha- exemplo de garra e superação.

Com 67 anos de idade, atleta é sinônimo de garra, superação e determinação, sempre sendo destaque nas competições das quais participa.

Com 67 anos de idade, o lapeano Antônio Belniaki participa frequentemente de eventos esportivos pela região, desde corridas de rua até corridas de montanhas. Quem se depara com esse senhor andando pela cidade e saindo das novenas sempre sorridente e de bem com a vida, nem imagina que é um superatleta. Com alto-astral, o atleta ilumina a todos por onde passa com seu jeito simples e com sua boa conversa.

Seu Antônio é aposentado e até os 25 anos de idade trabalhava na lavoura, quando morava na zona rural do município. Mas, após vir morar na cidade da Lapa, passou a trabalhar no ramo da Construção Civil. Corria na época em que serviu o quartel, em 1970, e depois disso parou por um longo período. Anos mais tarde sentiu necessidade de praticar uma atividade física.

Foi então que, no ano de 1984, ouviu um anuncio na Rádio Legendária sobre uma Corrida de 7km que iria acontecer na cidade. Ficou interessado, se inscreveu e desde então nunca mais parou. Lá se vão 34 anos no esporte. Nesse período fez amizades com os grandes corredores da cidade, como o senhor Gervásio Ramin, que foi um grande incentivador para a prática no atletismo.

A vida era dura, trabalhava o dia todo e, mesmo cansado, após o serviço, ia treinar. Antigamente não havia tanta preocupação com saúde e bem-estar como hoje. “O número de atletas na cidade era bem escasso, principalmente de corredores. Tinha competições que íamos, que tinha 30 a 50 atletas participando apenas, mas era bem mais difícil. Ali se encontravam os melhores. Para pegar premiação era muito difícil. Quando a gente não conseguia pegar nada, ia embora triste e chateado, mas não foi motivo para desanimar, foi tudo aprendizado que serviu para a vida toda”, comenta Seu Antônio.

CURIOSIDADES

Nesses anos no esporte, o lapeano já participou de várias competições, entre elas provas de 5km, 10km, Meia Maratonas e provas de Montanha.

Um fato curioso que marcou o atleta foi uma vez que saiu da Lapa para correr uma prova em Curitiba, no bairro Santa Felicidade. Como foram em muitos atletas, viajaram de ônibus com corredores de várias idades, mas saíram atrasados e tiveram dificuldades de encontrar o local da prova. Quando chegaram ao local, já estava sendo dada a largada da corrida. Mas, como chegaram por um caminho errado, o ônibus parou de frente com a largada atravancando a passagem dos atletas. Com isso, o locutor da prova disse: ”Vamos esperar o ônibus sair para dar a largada”. Assim, organização da prova demorou mais 5 minutos para iniciar a prova – tempo suficiente para descerem do ônibus e procurarem o Senhor Gervásio, que estava com as inscrições e números de peitos para conseguirem correr. Começo de prova bem atípico, mas deu para realizar a corrida.

Em outra ocasião, em uma competição numa cidadezinha do interior do Estado, a corrida passava por dentro de uma fazenda e, em um certo ponto do percurso, em uma estrada de chão batido, os atletas tiveram que parar a corrida e esperar uma boiada que passava pelo local. Todos os corredores pararam e esperaram. Hoje, como conta o lapeano, as corridas são mais organizadas e aumentou em muito o número de pessoas que praticam a Corrida de Rua como prática de atividade física.

Com tantas corridas e um ótimo desempenho físico, Seu Antônio além de treinar corrida de três a quatro vezes por semana, também faz academia para dar fortalecimento na musculatura.

O lapeano também diz ser um ótimo pé de valsa – participa dos bailes da melhor idade e se diz um excelente dançarino. O atleta é também integrante do grupo de Corridas de Rua LapAtletas, cultivando vários fãs por onde passa, pois é exemplo de motivação e superação para todos.

“O meu recado aos mais jovens é que pratiquem esporte, pratiquem alguma atividade física, pratiquem saúde. Isso, além de ser bom para o corpo, traz leveza para a alma. E afasta tudo de ruim que tem nesse mundão afora”, afirma, agradecendo imensamente aos seus familiares, amigos e a toda equipe LapAtletas que sempre estão na torcida por grandes resultados.

O lapeano conta que tudo começou em 1984. Até agora, não vê motivos para parar!
Entre percursos de trilhas, seu Antônio da o seu melhor.
Please follow and like us: