Um pouco da Mariental hoje

O Galpão do Tio Toninho é um dos mais conhecidos e respeitados, muito frequentado pelo público de Lapa e região metropolitana de Curitiba.

Um povo procurou nova vida. Em busca da paz chegou à Lapa e construiu Mariental. Lugar de refúgio no passado, de prosperidade e sossego hoje.

Mariental comemora seus 140 anos de fundação. São muitas histórias de luta, de coragem, muita cultura e tradição. Mas, a localidade, hoje habitada em sua maioria por descendentes dos fundadores, tem muito mais a mostrar além do que traz em sua bagagem cultural.

A moradora Maria Rita de Oliveira, viveu em Mariental boa parte de sua infância e juventude. Se mudou para outras cidades e há quatro anos retornou, aproveitando a oportunidade para abrir um estabelecimento comercial com a ajuda do filho Vinicius Hugo de Oliveira, 24 anos. O comércio emprega pessoas da própria região, o que contribui para o desenvolvimento do Distrito. Vinícius cresceu em Mariental, mudou-se e retornou. “Morei com meus avós, fui criado aqui em Mariental. Fui morar em outras cidades como Curitiba e Araucária e agora tenho a oportunidade de voltar para cuidar da saúde do avô. Sobre morar aqui, gosto bastante por ser um lugar pequeno onde todos se conhecem, é pacato e tranquilo”, revela.

Mesmo sentimento tem o farmacêutico José Luciano Rataiczyk, que afirma que Mariental é o paraíso. Ele atua há dez anos no Distrito. “De todos os lugares que conheço, o único que me chamou atenção, que consegui ver com o coração foi aqui, escolhi com o coração, adotei este lugar como o meu lugar, minha terra”, explica.

Esses empresários ajudam a desenvolver Mariental, mas a localidade possui muitos empreendedores, empresários, agricultores e gente que “arregaça a manga” para ver o lugar prosperar. Um exemplo é o famoso “Galpão Tio Toninho”. Fundado há 23 anos, foi erguido num local onde a família cultivava tomates. O estabelecimento é bastante conhecido na região por organizar bailes gaúchos ao menos uma vez ao mês. Os eventos atraem centenas de pessoas de todas as cidades da região metropolitana de Curitiba. É um dos salões mais respeitados dentro da tradição gaúcha, tanto pelo público como pelos grupos musicais que ali se apresentam. O fundador, Antônio Teider, já falecido, frequentava muitos Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) e isso o inspirou a abrir em Mariental um Galpão, ideia que deu certo e, mesmo após seu falecimento, continuou a existir devido à administração de sua família. Liane Zitckoski Teider, nora do “Tio Toninho”, relatou que os eventos atraem muitas pessoas e que o público surpreende a cada evento. Assim, a família leva adiante o sonho de seu fundador, organizar belos bailes e manter o Galpão.

Tudo isso demonstra a importância, pelos moradores, de manter as tradições. O que será percebido, de fato, no dia do grande evento em comemoração aos 140 anos de fundação da comunidade. Em visita ao Colégio Estadual Antônio Lacerda Braga, em encontro com Cristiane Hammershimidt Teter, professora e integrante da Associação de Pais e Mestres da instituição, ela contou como tudo foi ocorrendo para a realização da festa. A intenção era tornar a história do local ainda mais conhecida e cultivada pelas novas gerações da região.

Todos os anos a comunidade faz uma programação especial de aniversário do Distrito e procura mostrar um pouco mais da cultura do povo relembrado danças e costumes. Para a festa de sábado, ela conta que a comunidade está bastante empolgada, pois desejam que o evento cresça, enaltecendo sempre mais a cultura alemã na região.

Para a professora Elenice Guterville, a comunidade quer mostrar que pertence a uma história. “É isso que nós queremos experimentar com a comunidade em geral, o sentimento de pertencimento. Nós pertencemos a alguém e a este lugar”, finalizou.

Rita voltou a viver em Mariental e sua experiência no comércio a incentivou a investir na região.
Please follow and like us: