Quem é a “Menina Bonita” de Mariental?

Concurso “Schönes Madchen”, promovido em razão da 1ª Marienthal Fest, teve 12 participantes, que representaram lindamente a região.

O concurso “Schönes Madchen”, ou Menina Bonita, foi uma das grandes atrações da comemoração do aniversário de 140 anos de Mariental. A ideia inicial seria, além de premiar e valorizar as meninas que estariam trajadas na festa, divulgar a página “Marienthal Fest” na rede social Facebook. E, assim, 12 garotas da região se inscreveram para concorrer ao título.

“Como estávamos muito próximos da data da festa quando surgiu a ideia, não teríamos tempo hábil para elaborar regras e aguardar inscrições para um concurso como o de rainha e princesas da festa. As únicas pessoas que achávamos que viriam com trajes típicos seriam as meninas do Marienthal Tanz Grupp, grupo de danças folclóricas coordenado pela professora e uma das organizadoras da Festa, a Sirley Maria Kohler Ganzert”, contou Cristiane Hammerschmidt Teter, integrante da comissão organizadora do evento.

O nome do concurso foi sugerido por Elenice Guterville. Ela relembrou de como era chamada pela avó, “menina bonita” (schönes madchen em alemão). Assim, com a ajuda dos integrantes de um grupo de WhatzApp da festa e dos integrantes Major Hélio Horning e Irmão Estevão Muller, a comissão chegou ao nome do concurso. Ao todo, 12 meninas se inscreveram. As três primeiras colocadas seriam as que tivessem mais “curtidas” de sua foto publicada na página “Marienthal Fest”, no Facebook.

HERIKA

A terceira colocada foi a Herika de Oliveira Lopes, de 16 anos, com 783 “curtidas”. Herika está cursando o 3° ano do ensino médio e é filha de Vanilda Pinheiro de Oliveira e de Evandro João de Castro Lopes. Sua família não tem origem alemã, então não tem ligações sanguíneas com os alemães que colonizaram Mariental. Mas conta que é descendente de um povo que vive na região há muito tempo também.

Ela relatou sua participação no concurso como uma experiência incrível. “A professora Sirlei e minha mãe me incentivaram a participar do concurso”, explica. Já para obter curtidas ela contou com a ajuda dos amigos e familiares. “Pedi para divulgarem a foto e conseguir mais curtidas. Foi assim que consegui ficar em 3° lugar no concurso”, comenta.

Herika Lopes ficou em terceiro lugar no concurso.

JULIANE

A segunda candidata a conquistar mais curtidas foi Juliane Eduarda Köhler Sant’Ana, de 16 anos de idade. Ao todo, 1.090 pessoas reagiram à sua foto na página da festa no Facebook. Ela é filha de Manoel Pedro Martins Sant’Ana e de Rosi Mary Köhler. Descendente alemã por parte de mãe, a jovem pretende cursar enfermagem no futuro. Ela é integrante do grupo de dança alemã Marienthal Tanz Gruppe. “Foi uma experiência incrível e acredito que única, muita animação e ansiedade para saber o resultado final do concurso”, comentou.

Para obter curtidas, Juliane contou com a ajuda de vários amigos. “Meus familiares se empenharam bastante para me dar força, e comemoravam comigo cada vez que as curtidas aumentavam. Foram muitos compartilhamentos, fiquei muito grata ao ver que tinha tantas pessoas me ajudando. A expectativa era grande, e nunca deixou de ser, com todo apoio e incentivo estava confiante até o final e foi uma alegria ter conquistado o 2° lugar. Agradeci e ainda estou agradecendo a todos que me ajudaram a conseguir chegar lá”, explica.

A foto de Juliane foi a segunda mais curtida entre as candidatas.

 

SANDY

Sandy Fontoura Müller foi a grande vencedora do concurso com 1.494 curtidas. Ela tem 17 anos e é filha de Luiz Carlos Müller, descendente de alemão, e de Lucimar Fontoura Ribeiro, descendente de italiano.

“O concurso representa o resgate das tradições alemãs de nossa comunidade. Durante o período do concurso conheci muitas pessoas, que torceram por mim e me ajudaram com a divulgação. Agradeço de coração a todos que curtiram a minha foto e participaram da 1ª Marienthal Fest, que foi, sem dúvidas, um sucesso”, comentou.

Sandy conquistou o primeiro lugar, com 1494 curtidas.

AS PARTICIPANTES

Confira os nomes das participantes: Sandy Fontoura Müller; Juliane Eduarda Köhler Sant’Ana; Herika de Oliveira Lopes; Beatriz Langner Horning; Ana Luiza Teter; Tailize Dula; Andreia Kohler; Emanuele de Lara Marques; Greicianne Horning; Gabrielly Kamily Hammershmidt; Mayara Aparecida da Cruz; Mariane Banczinski Pavan.

 

FACEBOOK

As fotos de todas as Meninas Bonitas podem ser conferidas na página Marienthal Fest, no Facebook. A página auxiliou a divulgar a festa e também a contar um pouco das histórias de Mariental, de seu povo, de sua cultura. De lá, a Tribuna Regional retirou alguns dados e informações para divulgar os textos na edição passada. Cristiane, Elenice Guterville e Milena Kohler Ganzert são as administradoras da página e se dedicaram para atrair mais e mais curtidas e seguidores. “Cada uma com uma ideia diferente, quase todos os dias, fazia com que as pessoas amassem estar ali, como se tivesse um pedacinho de Mariental em seu celular ou computador. O resultado foi, em dois meses de existência, quase 1500 curtidas, além dessa festa maravilhosa que trouxe pessoas de todas as regiões”, comentam. Cristiane frisou: “Acreditamos que com o envolvimento das pessoas nas redes sociais, o trabalho da equipe organizadora e também dos administradores da página, conseguimos mostrar com criatividade o objetivo principal da festa, que foi e sempre será o resgate cultural de nossas raízes alemãs, e o envolvimento de todas as idades, para que esse trabalho tenha continuidade”.

Please follow and like us: