Lapa recebe visita de pesquisadores da Suécia

Com a visita técnica da pesquisadora, Professora Semida Silveira, da Suécia, acompanhada de outros profissionais, houve a sinalização de parceria na área de Pesquisa.

Proposta é de implantação de um Centro Integrado de Resíduos e de Educação Ambiental, com o objetivo de aprimorar os trabalhos que já são realizados na Lapa desde 2003, como o Aterro Sanitário Municipal, a coleta seletiva e a coleta do lixo domiciliar comum.

A Lapa é uma cidade estratégica para muitas oportunidades, inclusive para a área da pesquisa. Os estudos na área de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos já acontecem há algum tempo no município, orientados pela Diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Lia Márcia Kugeratski de Souza Marin, da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, e Secretário Municipal – Júlio Bastos. Entre os projetos destaca-se o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de Engenharia Civil, que apresentou uma concepção de um Centro Integrado de Resíduos e de Educação Ambiental, estabelecendo o conceito de gerenciamento integrado, incluindo a pesquisa e as premissas da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, a qual foi instituída em 02 de agosto de 2010 pela Lei nº 12.305, sancionada pela Presidência da República e regulamentada pelo Decreto nº 7.404 de 2010.
Foi com base nos dados do referido TCC, sob a supervisão da Professora Selma Cubas, da Universidade Federal do Paraná, que um grupo de alunos, Departamento Municipal de Meio Ambiente, com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Paraná – SEMA, desenvolveram a proposta para implantação de um Centro Integrado de Resíduos e de Educação Ambiental, com o objetivo de aprimorar os trabalhos que já são realizados.
Com a visita técnica, realizada no sábado, 23 de junho, da pesquisadora, Professora Semida Silveira, do KTH Royal Institute of Technology – Suécia, acompanhada de outros profissionais, inclusive da Prefeitura Municipal da Lapa, houve a sinalização de parceria na área de Pesquisa. Esta oportunidade surgiu em função da longa caminhada do município da Lapa na gestão integrada dos resíduos sólidos.
De 18 a 20 de junho o município da Lapa apresentou dois trabalhos, tema resíduos, no XIV SIBESA – Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.
A Lapa é um dos municípios pioneiros na gestão integrada de resíduos sólidos, contemplando grande parte da Política Nacional de Resíduos, e que a partir desse momento busca a oportunidade para avançar nessa área. A exemplo de países como a Suécia, o Município entende a sensibilidade de compreender que o avanço nesta área é um trabalho de médio a longo prazo, o qual requer investimentos, pesquisas e parcerias para avançar na gestão dos resíduos sólidos.
Desde 2003, a Lapa conta com Aterro Sanitário Municipal, coleta seletiva, coleta do lixo domiciliar comum, ou seja, do rejeito, o que não pode ser reciclado.
Para saber mais informações sobre o assunto, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Departamento de Meio Ambiente, pelo telefone (41) 3622-2019.

Please follow and like us: