Lapa sedia Missão Universitária da PUC-PR

Cerca de 40 missionários passaram a semana na Lapa, em intensas atividades junto a comunidade.

Durante a semana, os voluntários desenvolveram atividades de intervenção socioeducativa nas comunidades do Feixo e Contestado, além de instituições como Educandário e Vicentinos, Centro da Juventude, e visitas a famílias, por meio da Pastoral Social.

A Lapa está recebendo nesta semana a Missão Universitária Irmão Henri Vergès, formada por estudantes de diversas áreas da graduação, pós-graduação, professores, egressos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e Irmãos Maristas. O projeto da Pastoral da Universidade visa oportunizar a vivência missionária para que o contato com outras realidades desperte o desenvolvimento de valores humanos e cristãos, promovendo, assim, o serviço voluntário, a responsabilidade social e a cultura da solidariedade.

Durante a semana, os voluntários desenvolveram atividades de intervenção socioeducativa nas comunidades do Feixo e Contestado, além de instituições como Lar e Educandário São Vicente de Paulo e Vicentinos, Centro da Juventude, e visitas a famílias, por meio da Pastoral Social.

Até sábado, 14 de julho, os missionários realizam visitas às famílias e ministram oficinas sobre diversos temas, como empreendedorismo, gestão financeira, higiene pessoal, consciência corporal, meio ambiente, cidadania, entre outros.

O projeto, que tem como um dos propósitos a formação de agentes sociotransformadores, viabilizou aos jovens participantes uma experiência missionária por meio do contato com outras realidades, proporcionando, assim, um despertar para seu desenvolvimento de valores humanos e cristãos.

Em 2018 a Missão Universitária chega a sua 10ª edição, com estudantes atuando na Lapa, em Palmas, em Turvo e em Nova Tebas. São alunos dos Câmpus de Maringá, Londrina, Toledo e Curitiba. Na Lapa, nesta semana, eles se hospedaram nas casas das famílias, convivendo com os moradores durante a noite. No sábado, na hora do almoço, eles se despedem da cidade.

COMO ACONTECEU

Henri Vergès foi um Irmão Marista que entregou sua vida em missão. Então, ele inspira os voluntários a saírem do comodismo e do conforto durante as férias de julho e se instalarem em alguma comunidade onde haja situação de vulnerabilidade. Ali os estudantes desenvolvem inúmeras atividades, cada uma fruto de um diagnóstico feito anteriormente com as lideranças locais.

A porta de entrada na Lapa foi o Pároco da Paróquia Santo Antonio, Padre Celmo. Ele fez os contados necessários, realizando os primeiros diálogos em 2016. A primeira edição da missão aconteceu em 2017, com 20 estudantes. Em 2018 o projeto retornou ao município com cerca de 40 alunos.

Os estudantes são de diversas áreas do conhecimento, da PUCPR, mas todos com o mesmo lema: Missão de Amor e Solidariedade. Não se trata de uma missão catequizadora, evangelizadora nos moldes tradicionais, de ir de casa em casa. Os voluntários acreditam que estão vivendo o Evangelho a partir do cuidado com o outro, com o cuidado com o meio ambiente, com o cuidado com as pessoas, com o direito de todos. A busca pelo resgate da dignidade da pessoa humana, que às vezes é perdida, é uma das prioridades que os estudantes voluntários têm.

Áreas de vulnerabilidade atendidas foram escolhidas a partir de diagnóstico feito junto a lideranças locais.
Please follow and like us: