Como combater a criminalidade?

Agir com prudência, antecipando-se aos fatos. Esta é uma das orientações da Polícia Militar para prevenir ações de meliantes. Segundo Major Horning, Comandante da 1ª CIPM, comunidade deve agir em conjunto e repassar informações de atitudes suspeitas à polícia.

Furtos, roubos e a violência crescente assustam cada dia mais os lapeanos. Em edições anteriores, leitores sugeriram buscar informações sobre as ocorrências policiais na zona rural da cidade. A Tribuna Regional mencionou a situação nas Mini Notas, chamando a atenção sobre o aumento de ocorrências de furtos e de roubos. Nesta edição o tema volta à tona com orientações importantes, repassadas pelo Comandante da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (1ª CIPM), Major Hélio Horning.

Ele comentou sobre como está sendo feito o trabalho da polícia diante das situações que já aconteceram e orienta como prevenir a ação dos criminosos, tanto na zona urbana como rural.

Horning contou que as situações de furtos e roubos preocupam, tendo em vista que o trabalho da polícia, ao realizar patrulhamento, abordagens e outras inúmeras ações, é prevenir e evitar que os crimes aconteçam.

Nos últimos meses foram registrados diversos furtos e roubos em residências, escolas e atos gravíssimos de violência contra a vida. Só nos primeiros dias do mês de julho, duas pessoas foram mortas por arma de fogo, e uma pessoa ficou gravemente ferida na cidade. Já na zona rural foi encontrado um cadáver em estado avançado de decomposição (ainda não identificado) e no mês de junho um jovem foi morto em uma estrada. São crimes que chocam e assustam cada vez mais a todos.

As investigações ficam a cargo da Policia Civil, que conta com importante apoio da Polícia Militar para apurar os fatos e chegar aos autores dos crimes na região. A ação rápida dos policiais permite uma reposta para a população, que teme pela insegurança. “A Lapa não é mais a mesma” é a frase muito ouvida quando se trata do tema.

Segundo o Major, o avanço nas investigações de alguns dos crimes relacionados a furtos e assassinatos dos últimos dias permitiu que a polícia esclarecesse alguns casos, e outros caminham para conclusão.

ORIENTAÇÕES

Para evitar as situações de furtos e roubos, o Comandante da PM destacou a participação da polícia, mas especialmente a necessidade de colaboração da comunidade. Segundo o Major, moradores tanto da cidade quanto do interior podem se unir para cuidarem um da residência do outro quando alguém precisar se ausentar, seja por qual motivo for.

Por exemplo, vizinhos podem comunicar o morador mais próximo quando realizarem viagem, pois caso ocorra neste período alguma movimentação estranha na casa o vizinho perceberá e poderá chamar a polícia. Essa troca de informações entre vizinhos e a comunidade favorece o trabalho da polícia, pois a informação mais correta chega à PM, que pode agir com eficácia contendo ações desse tipo em todas as regiões.

Segundo o Comandante, no município de Quitandinha a união e a troca de informação dos moradores em conjunto com a polícia propiciou a PM prender uma quadrilha que realizava furtos em residências em áreas do interior. Para Horning, isso comprova que somente a união e o comprometimento de todos pode evitar que o crime aconteça.

O Major reforçou a importância de a comunidade criar estratégias, de os vizinhos comunicarem movimentos suspeitos de pessoas estranhas, de veículos estranhos circulando próximos a suas residências, tanto na cidade como no interior. Os aplicativos de celular podem ajudar na comunicação rápida, grupos de WhatssApp, dentre outros meios como os dispositivos de segurança, instalação de câmeras e outros ajudam a comunicação dos moradores e podem vir a inibir a ação de pessoas mal intencionadas, que rondam casas, analisam a rotina das pessoas para posteriormente praticar furtos e roubos. E a atenção de todos é fundamental para não facilitar a vida do meliante, como fechar portões, portas, janelas, não deixar veículos com chave na ignição e muito menos com portas destravadas, ter cuidado com os implementos agrícolas, como os  tratores que são muito visados, animais e outros, pois os criminosos aproveitam toda e qualquer oportunidade.

As orientações valem para toda e qualquer pessoa estando ou não em casa, ao caminhar pela rua, tendo mais atenção com os objetos que carrega, bolsas, dinheiro e outros. Atitudes simples podem evitar a ação de criminosos oportunistas e facilitar a ação da polícia em identificar autores de crimes.

Please follow and like us: