Agosto Dourado: a amamentação em destaque

Equipe da Maternidade Municipal oferece grande apoio às mães que desejam amamentar. Se você está com dificuldades, não exite em buscar ajuda no local!

Você é homem? Você é mãe e não amamenta? Você acha que não tem nada a ver com o assunto?! Então, está desinformado! O Agosto Dourado está aí para conscientizar a todos sobre a grande importância da amamentação e do apoio às mães. É questão de saúde pública! Entenda!

Na quarta-feira, 8 de agosto, a equipe multiprofissional da Maternidade Municipal Humberto Carrano realizou uma ação na Praça General Carneiro em atenção a Campanha “Agosto Dourado”. Mamães e gestantes que passaram pelo local receberam orientações quanto a importância da amamentação.

A campanha tem objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da amamentação. A Lei 13.435/2017 prevê, no mês de agosto, a iluminação de prédios públicos com a cor dourada, a promoção de palestras e eventos e a divulgação de informações no rádio, na TV e na internet sobre os benefícios do aleitamento materno.

Segundo especialistas, a amamentação exclusiva até os seis meses, sem a oferta de água, chá ou outros alimentos, previne doenças e reduz a mortalidade infantil. Crianças alimentadas com leite materno até 2 anos ou mais também desenvolvem, em média, mais inteligência e apresentam melhor rendimento escolar.

O leite materno é fundamental para a saúde dos bebês e para as mães. Também é fundamental que o aleitamento materno seja incentivado e promovido, POR TODOS (família, amigos, empresas, poder público…). Por isso, não faça cara feia ao ver uma mãe amamentar, seja em qual local for (não há proibição alguma quanto a isso!). Não dê palpites sem embasamento, você pode estar prejudicando um processo de amamentação – que, em sua maioria, não é nada fácil de ser estabelecido! Não existe leite fraco e o leite não vira água, mesmo após dois anos de amamentação! Ele ainda possui muitos nutrientes! Se informe antes de oferecer qualquer informação! Incentive, apoie, acolha! Seja você profissional de saúde ou não, o mínimo que é preciso fazer é respeitar e apoiar!

AGOSTO DOURADO

Até 2016, apenas uma semana de agosto era separada para levantar a campanha de conscientização sobre o aleitamento materno, mas em 2017 isso mudou. O Congresso Nacional sancionou uma lei que estipula que agosto deve ser considerado o mês do aleitamento materno.

O dourado, que já estava presente de diversas formas nas campanhas, agora fica ao lado do mês. Sendo assim, durante todo o mês, prédios públicos deverão ser iluminados com a cor dourada, que simboliza a cor da amamentação. A cor sinaliza que o alimento é comparado ao ouro, tamanha a sua importância.

Diferente de outras campanhas, esta envolve todas as pessoas, de um modo geral, pois a amamentação está relacionada a algo que a maioria das pessoas têm em comum: o leite materno como primeiro alimento. A intenção dessa ação é dar visibilidade e promover informação acerca da importância da amamentação para as crianças e também para as mães.

A IMPORTÂNCIA

O leite materno é tido como um alimento padrão ouro e isso não é em vão. É o único alimento rico o suficiente para nutrir o bebê por, no mínimo, 6 meses de vida. Ele tem tudo que é necessário para a saúde da criança, inclusive água. Seus nutrientes garantem uma boa nutrição para a criança durante os 2 primeiros anos de vida, OU MAIS.

Por ter grande ação imunológica, protege a criança de infecções respiratórias, diarreia, alergias e outras doenças. A longo prazo, o leite materno está associado ao menor risco de desenvolvimento de doenças como colesterol alto, diabetes, hipertensão e obesidade.

Sabendo disso, fácil perceber a importância de campanhas que divulgam informações sobre o quanto o aleitamento materno é essencial no desenvolvimento da criança, uma vez que ele é capaz de reduzir em 13% o número de mortalidade infantil dentro dos 5 primeiros anos de vida da criança.

Mães que estejam com dificuldades para amamentar, não se sintam constrangidas! Na Lapa, a Maternidade Municipal Humberto Carrano está de portas abertas para oferecer informações e apoio ao aleitamento materno! Se o seu desejo é amamentar seu bebê, procure ajuda!

Please follow and like us: