Uma mestre lapeana na Argentina

Nélida Abadie treina desde pequena, e é Mestre 5º DAN no SIPALKI-DO.

Nas edições do Pequeno Grande Jornal, sempre é dado destaque aos esportistas lapeanos. Em várias modalidades a Lapa se mostra como um celeiro de atletas. Nas artes marciais não é diferente, pois há um grande número de adptos, seja no Jiu-Jitsu, Boxe Chinês, Kung- Fu, Capoeira, ou outras modalidades. Nessa edição A Tribuna traz a história de uma jovem lapeana que é Mestre! Isso mesmo, Mestre nas Artes Marciais e que em outubro vai representar o Brasil em um evento mundial na Argentina. É a Nélida Abadie.

Ela é praticante do Sipalki-Do, que é uma arte marcial tradicional e milenar  surgida na Coréia há 4.300 anos. Nascida como arte de guerra, a modalidade nunca pode desprender-se desse estilo, pois toda arte marcial foi concedida para sobreviver e não unicamente para exibir belas posturas e marcar pontos. O Sipalki-Do possui movimentos semelhantes a artes do Tangsu-Do, Kung-fu, Karatê, Judô e Aikido. Assim nasceu o Karatê Coreano ou Sipalki-Do.

PRATA DA CASA

A lapeana Nélida Abadie herdou do pai o talento para as lutas. Julio Cesar Abadie tem mais de 30 anos de experiência. É Mestre da arte marcial Sipalki-Do  e fundador do estilo Kumgang-San, que em coreano significa “Montanha Diamante” muito forte ou duro de ser quebrado. Em uma trajetória de sucesso nas artes marciais, o Mestre Abadie já formou muitos alunos e possui um curriculo invejável. Ele reside em São José dos Pinhais, onde difunde a arte marcial. Já Nélida treina desde pequena, praticamente nasceu dentro de uma academia,  e aprendeu com seu pai e sua mãe os fundamentos e segredos da arte marcial coreana. Assim, com cinco anos de idade começou a treinar e aos 13 já era faixa preta.  Depois disso foi treinar com seu pai, que é o seu mestre. E, seguindo os passos dele, treinou ativamente até seus 22 anos. Depois disso deu uma desacelerada, mas mesmo assim trabalha frequentemente nas organizações dos eventos. Ela é Mestre 5º DAN e Presidente da Federação Brasileira de Sipalki-Do.

Em uma trajetoria de sucesso, a lapeana já participou de muitos campeonatos e eventos Brasil a fora. Além da prática das artes marciais, é professora de Espanhol e no ano de 2016 foi para as Olímpiadas do Rio como voluntária, trabalhando na área de Protocolo e Idioma, como tradutora acompanhando atletas e chefes das delegações.

O EVENTO

No dia 7 de outubro acontece em Buenos Aires, na Argentina, a 5ª Liga Mundial de Chaiu-do-Kwan. A técnica do Chaiu-Do-Kwan nasceu na Argentina nos anos 1970 e é baseada no Sipalki-Do da Coréia. A arte toma movimentos do Sipalki-Do, Judô e Karate.

Nessa competição estão confirmados mais de 10 paises da América do Sul e coube a lapeana delegar a academia de seu pai como técnica e convidada especial. Por sua familia ser muito conhecida no mundo das artes marciais, o convite foi inevitável. Nélida conta que todo os anos participam desse evento, mas dessa vez é especial, pois irão com um grande número de competidores. No total 28 alunos estarão presentes na competição.

A lapeana conta que está sendo um desafio enorme a viagem. “Faz quase um ano que estamos organizando tudo, fizemos rifas, bingos, almoços e tudo mais para arrecadar o dinheiro para levar os alunos, pois é uma competição internacional, mas está dando tudo certo”, diz Nélida, que agradece a todos pelo empenho e dedicação para este Campeonato. “O Sipalki-Do faz parte da minha vida, pra mim é minha familia, meu estilo de vida. Só de ver o rostinho alegre dos meus alunos em competir, não tem preço que pague”, finaliza.

A jovem treina desde pequena e é Mestre 5º DAN na arte Marcial Coreana.

 

Na foto com seu pai o Mestre Julio Cesar Abadie.

 

Desde de pequena a jovem lapeana se destaca nas artes marciais.
Please follow and like us: