Mistura Lapeana apresenta “A Lida da Goiabada”

Espetáculo reúne diversas histórias do imaginário popular, como costumes, lendas e causos repassadas de geração a geração. (Foto: Eleeu Correia)

Espetáculo reúne diversas histórias do imaginário popular, como costumes, lendas e causos repassadas de geração a geração.

No sábado, 8 de setembro, o grupo lapeano de teatro Mistura Lapeana estreia a peça “A Lida da Goiabada”. O grupo faz parte da União dos Artistas Lapeanos (UAL) e em sua trajetória já participou de várias atuações, como os espetáculos alusivos ao Cerco da Lapa. Depois de vários trabalhos paralelos, esta é a primeira vez que estreiam uma peça de teatro produzida somente pelo grupo.

O Mistura Lapeana vem ensaiando desde o mês de maio para essa apresentação e espera encantar o público. Com texto e direção da atriz Mara Ganzert, o espetáculo é uma coletânea de histórias da cidade e tem como pano de fundo o feitio da Goiabada. A partir da produção do doce vão se desenrolando as histórias; algumas são lendas, outras são histórias verídicas que ocorreram na Lapa e que acabaram se popularizando dentro do município.

O elenco é formado por 14 atores, alguns mais experientes e outros que estão pisando no palco pela primeira vez, como é o caso dos jovens Emanuel Bill e Geovana Vieira. Com 17 e 15 anos de idade, respectivamente, eles contam que está sendo muito emocionante e gratificante participar do grupo. “Nós mesmos procuramos o grupo para realizar esse sonho de atuar. Teatro é algo inexplicável, você pode viver vários personagens. Estamos muitos ansiosos para a estreia, com um pouco de frio na barriga, mas acreditamos que tudo vai dar certo”, relatam os jovens artistas.

Outra estreante nos palcos é Silmara Ferreira de Paula, que conta estar realizando um sonho. “É uma emoção muito boa, só quem pisa no palco do teatro para explicar essa sensação maravilhosa. O grupo é muito unido, somos muito amigos e assim um passa segurança para o outro”, comenta afirmando estar muito feliz em poder atuar.

SINOPSE

Numa pequena cidade do interior, um Coronel fascinado por lendas e episódios sobrenaturais se depara com mais um fato que nos últimos meses assusta os moradores da cidade. Na incansável tentativa de desvendar o novo mistério, os personagens se deparam com outros causos que são apresentados ao longo da peça, que tem como pano de fundo o ritual do preparo das famosas “goiabadas de caixeta”.

O espetáculo produzido pelo Grupo Mistura Lapeana em parceria com o Grupo Animathéia, reúne diversas histórias do imaginário popular e buscou na memória afetiva do elenco fatos, costumes, lendas e causos repassados de geração a geração e que promovem o resgate cultural da cidade e região.

MISTURA LAPEANA

O Grupo Mistura Lapeana teve sua origem em 2009, com o encontro e parceria de diferentes grupos culturais. Atualmente com 15 integrantes, o grupo, coordenado por Cida Lacerda, possui entre seus trabalhos os espetáculos “Nós Somos a Lapa”, “Virtudes de Mulher”, “A Cobra da Lapa Acordou…E agora?”, “Renascer no Cerco”, “Baú do Cerco”, “Lágrimas de uma Guerra”, “Lapa: A História de Três Gerações”, “Por Dias Melhores”, entre outros. O Mistura Lapeana também coordenou “Ocupação Cultural”, atividade cultural independente e coletiva realizada aos finais de semana ao ar livre. Devido à mistura de grupos em sua formação, seu principal objetivo é promover a integração entre os artistas locais.

Não deixe de prestigiar a cultura local! A peça é uma produção totalmente feita por lapeanos. Por isso, não perca: sábado, 8 de setembro, às 20h, no Theatro São João! “A Lida da Goiabada” terá ingresso com preço popular, somente cinco reais! E promete encantar a todos com uma trama para lá de divertida. Então, convide os amigos e familiares e vá prestigiar esse espetáculo feito de lapeano para lapeano!

SERVIÇO

O que: Espetáculo teatral “A Lida da Goiabada”

Onde: Theatro São João (Praça General Carneiro, s/nº- Centro- Lapa)

Quando: Sábado, 8 de setembro, às 20h

Informações: Telefone (41) 3622- 2076

Quanto: R$ 5

O Mistura Lapeana vem ensaiando desde o mês de maio para essa apresentação e espera encantar o público.

 

O elenco é formado atores experientes e alguns que estão pisando no palco pela primeira vez- como os jovens Emanuel Bill e Geovana Vieira.

 

A partir da produção do doce vão se desenrolando as histórias; algumas são lendas, outras são histórias verídicas que ocorreram na Lapa.

 

Ao longo da história, cenas hilárias serão apresentadas ao público.

 

Please follow and like us: