Paraná poderá ter “Dia Estadual do Monge João Maria”

Monge João Maria adquiriu destaque ao percorrer o estado oferecendo palavras de fé, esperança e assistência espiritual e médica.

Projeto foi aprovado em primeira discussão na Assembleia Legislativa. Se sancionado, após aprovação em segunda votação, data será comemorada no dia 27 de março.

Um projeto de lei, proposto pelo Deputado Estadual Douglas Fabrício (PPS), foi aprovado em primeira discussão pela Assembleia Legislativa na terça-feira, 21 de agosto. Trata-se da proposta de criação do “Dia Estadual do Monge João Maria”, que será comemorado no dia 27 de março.

A data comemorativa tem um grande apelo religioso e envolve a fé popular. Vale recordar que o Monge João Maria adquiriu destaque ao percorrer o estado oferecendo palavras de fé, esperança e assistência espiritual e médica, com suas receitas de chás de ervas, a um povo humilde. O cultuado monge marcou presença na época da Revolução Federalista (1866 a 1908) e tem seguidores até hoje, principalmente na área rural.

“A criação de uma data, que comemora a passagem deste personagem místico no Paraná, atende um anseio de nossa população, especialmente a mais humilde, além de oportunizar ao nosso turismo a programação de eventos simultâneos em vários municípios”, argumenta o deputado estadual Douglas Fabrício.

Segundo o parlamentar, foi sugerido o dia 27 de março porque o assunto foi tratado pela primeira vez nesta data em evento público coordenado pela Paraná Turismo em 2015, com a participação de representantes dos Campos Gerais no município de Tibagi. Nesta época, Douglas Fabrício era o secretário do Esporte e Turismo do Paraná.

“Segundo os estudos desenvolvidos pela Paraná Turismo temos, até o momento, 49 municípios envolvidos com a história do monge João Maria”, diz Douglas.

Uma das principais atrações turísticas é a unidade de conservação que tem como principal ponto a Gruta do Monge, localizada na Lapa. O parque possui uma área total de 371,6 hectares, englobando vegetação remanescente da mata atlântica, sendo atração ecológica além de religiosa. Na Gruta do Monge existe a concentração de peregrinações religiosas promovidas por romeiros de várias partes do Brasil.

Please follow and like us: