Comédia “Animalesca” faz única apresentação na Lapa com entrada franca

A peça “Animalesca” conta e canta a divertida história de um grupo de teatro, que guiada por um estranho diretor, resolve montar um “grande espetáculo”. Crédito: Vitor Dias

Sucesso de público em Curitiba, espetáculo musical fará encenação no Theatro São João, no próximo dia 01 de setembro, às 20h.

A comédia musical “A Animalesca Fortunada Aventura de Reconto de Amor e Morte”, sucesso de público em Curitiba, sobe ao palco do histórico Theatro São João, na Lapa, em única apresentação. Desta vez, a cidade recebe no dia 01 de setembro, às 20h, a divertida trupe de ‘saltimbancos’ do teatro popular para uma apresentação gratuita. A iniciativa faz parte do Prêmio Arte Paraná da Secretaria da Cultura de Curitiba (PR) em parceria com a produtora Cena Hum.

A peça “Animalesca” conta e canta a divertida história de um grupo de teatro, que guiada por um estranho diretor, resolve montar um “grande espetáculo”. Com humor, a trama se desenvolve num clima de desconfiança sobre o ineditismo de tal “obra prima”. As ‘esdrúxulas’ encenações passam por dramaturgias que vão de Shakespeare aos contos de fadas.

“A minha ideia foi mesclar diversas linguagens teatrais como Farsa, Musical, Teatro do Absurdo e Non Sense. Ainda tive como referência o tempo e a comicidade do veterano grupo britânico Monty Python. Essa união de fontes inspiradoras chegou ao resultado de “Animalesca”, que pretende mostrar um pouco do universo do teatro mambembe de forma divertida”, explica Leo Campos, autor e diretor da montagem.

De acordo com Campos, tudo é uma “grande brincadeira sobre o ego e a vaidade” no cotidiano de um grupo teatral. O espetáculo também tem músicas autorais e divertidas que passeiam por gêneros da formação musical brasileira como Bossa Nova, Funk, Ciranda, entre outros.

O diretor fixou residência na cidade, após participar da reativação do Teatro de Comédia do Paraná (TCP), em 2016. No Rio de Janeiro, dirigiu espetáculos no Teatro Miguel Falabella e recebeu diversos prêmios em festivais nacionais pela atuação na peça “As Mulheres da Rua 23”.

Produtora Cena Hum
O espetáculo é o mais recente trabalho da produtora Cena Hum. No período do Festival de Teatro de Curitiba (28 de março a 8 de abril), o espetáculo realizou um total de 4 apresentações na Mostra de Musicais do Fringe.

Em maio, a convite da atriz e produtora Regina Vogue, o espetáculo “Animalesca” fez uma curta temporada no Teatro Ebanx Regina Vogue, após um estrondoso sucesso de bilheteria durante o festival de teatro. No fim de julho, o espetáculo fez apresentações, no Ave Lola Espaço de Criação, outro renomado espaço artístico da cidade.

“Cada vez mais estamos preocupados e atenciosos para que haja uma efervescência cultural e artística, possibilitando cada vez mais a vinda do público e com isso formar plateias maiores”, afirma George Sada, diretor artístico da Academia Cena Hum.

Prêmio Arte Paraná
O espetáculo foi contemplado com o edital Prêmio Arte Paraná da Secretaria da Cultura de Curitiba. O edital prevê a circulação da peça em cidades das chamadas “macrorregiões” do Estado. A primeira apresentação aconteceu em Rio Negro, no dia 9 de agosto, no Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral, com casa lotada. Já a segunda apresentação ocorreu em Antonina, no litoral paranaense, no histórico Theatro Municipal. Na ocasião, aproximadamente 240 pessoas prestigiaram a apresentação.

Serviço:
Dia: 01 de setembro (sábado)
Horário: às 20h
Ingressos: Gratuito (Entrada franca)
Classificação: 10 anos
Duração: 60 minutos
Gênero: Comédia Musical (Adulto)
Theatro São João
Endereço: Praça General Carneiro, Centro, Antonina/PR
Telefone: (41) 3622-2076
E-mail: produtora@cenahum.com.br
Site: www.produtoracenahum.com.br

Crédito fotos: Vitor Dias