Alunos da Lapa visitam 15º GAC AP

Foto: Secretaria Municipal de Educação.

Em meio às atividades alusivas ao Dia do Soldado, Quartel recebeu mais de 2.500 estudantes, que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da vida militar, aproximando a comunidade local do Exército Brasileiro. Além dessa, outras atividades marcaram a Semana do Soldado no município.

Em comemoração ao Dia do Soldado, celebrado em 25 de agosto, o 15º GAC AP realizou diversas atividades, dentro da Semana do Soldado. A programação teve início com a visita de mais de 2.500 alunos do município ao Quartel, de 20 a 24 de agosto. Na manhã de quinta-feira, 23, aconteceu solenidade militar alusiva ao Dia do Soldado, com presença de autoridades de diversas patentes do Exército, com honrarias militares, homenagens e culto ecumênico.

No dia 25, Dia do Soldado, foi realizado o Encontro dos Veteranos, soldados que serviram na Unidade no ano de 1994. Além de exposição interativa de material na Praça Gomes Carneiro.

Finalizando as comemorações, no domingo, 26, às 9h aconteceu a Corrida do Dia do Soldado no 15º GAC AP.

VISITA DE ALUNOS

Como parte das atividades programadas para a Semana do Soldado na Guarnição da Lapa, o 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, “Grupo General Sisson”, recebeu no período de 20 a 24 de agosto a visita de 1.532 alunos da rede municipal de ensino, além de professores e outros alunos das redes de ensino particular e estadual. Com recreação e atividades lúdicas, os mais de 2.500 participantes brincaram de corrida do saco, pista de cordas, e cabo de guerra e ainda visitaram as instalações do quartel, conhecendo o acervo histórico e os obuseiros M109 A5, uns dos materiais mais modernos do Exército Brasileiro.

As Escolas Municipais participantes das atividades no decorrer da semana foram: Escola Prof. David da Silva Carneiro Escola Dr. Pedro Passos Leoni Escola Padre Feijó Escola Emília Magalhães Ferreira do Amaral Escola São Miguel Escola Serafim Ferreira do Amaral Escola Lauro Moreira Montenegro Escola Dr. Manoel Pedro Escola Profª Sybilla Wille de Lacerda Escola Brasilino Ferreira. De Almeida Escola Dr. Aloisio Leoni.

DIA DO SOLDADO

Na manhã de 23 de agosto o 15º GAC AP realizou solenidade militar alusiva ao Dia do Soldado, justa homenagem ao aniversário de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

O evento foi presidido pelo General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara, comandante da Artilharia Divisionária/5 e contou com as presenças do Sr Paulo Fiates Furiatti, prefeito da Lapa; do Tenente-Coronel Átila Ricardo Leme Larsen, comandante do 15º GAC AP; do Coronel R/1 Antonio Carlos da Silva Figueiredo; do Cel R/1 Wichert; do Major Hornung, comandante da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar da Lapa; militares da reserva pró-Ativa; representantes da Polícia Militar; e demais autoridades e personalidades civis, militares, familiares dos militares incorporados no corrente ano, bem como, de estudantes e professores da rede de ensino do município e cidades vizinhas.

Durante a cerimônia foi realizada a entrega do Diploma de Combatente de Melhor Aptidão Física ao Soldado Michel dos Santos Padilha, do Diploma de Melhor Atirador Combatente ao Soldado Cleiton de Jesus Pereira Mayer, do destaque do Curso de Formação de Cabos ao Soldado Carlos Eduardo Siqueira Miranda e ao destaque do acampamento do CFC à 3º Sargento Marisa. Foi entregue, também, as seguintes MEDALHAS: Corpo de Tropa – Prata (15 anos em Corpo de Tropa) ao 1º Sgt Francisco Almir Ferreira Lima; Militar – Ouro (30 anos de serviço) ao Cap Antônio Marmo Reste e ao S Ten Roberto Carlos dos Santos Chagas; Corpo de Tropa – Ouro (20 anos em Corpo de Tropa) ao Cap Antônio Marmo Reste; Serviço Amazônico e Pacificador ao S Ten Dilamar Demétrio Lewiski; Medalha Mallet (melhor apontador do ano) ao Soldado Leonardo Padilha Vieira e Medalha de Praça mais Distinta (mais distinto entre os militares incorporados no corrente ano), ao Soldado Guilherme Cardoso Hammerschmidt.

Em reconhecimento às boas ações e aos serviços prestados voluntariamente em prol da sociedade lapeana, da Família Militar e do Exército Brasileiro, foi concedido o Diploma de Colaborador Emérito do Exército as seguintes personalidades: Leila Aubrift Klenk, ex-prefeita do município da Lapa; Renato Tauile Zarur, empresário; Mansur de Jesus Daou, empresário; e Major Hélio José Hornung, Comandante da Polícia Militar da Lapa.

ENCONTRO DE EX-INTEGRANTES

No dia 25 de agosto, Dia do Soldado, aconteceu o Encontro dos Veteranos, soldados que serviram na Unidade no ano de 1994.

Com a presença do Tenente-Coronel Larsen, Comandante do 15º GAC AP, e dos Oficiais da época, Coronel Pinho Duarte, Cap R/1 Ferrari, Ten R/2 Prado e Ten R/2 Darlei, o evento reuniu mais de 130 pessoas, entre familiares e ex-integrantes que tiveram a oportunidade para rever os amigos e relembrar momentos marcantes vivenciados durante o serviço militar, reafirmando os laços de camaradagem, civismo e amizade cultivados ao longo do tempo.

EXPOSIÇÃO MILITAR

Ainda no sábado, 25, o 15° GAC AP realizou uma exposição interativa de material na Praça Gomes Carneiro.

A exposição contou com uma parte histórica, versando sobre a participação do Exército na II Guerra Mundial e Missões de Paz; e outra que expunha o Exército de hoje, com o foco nas Operações de Defesa Externa, Garantia da Lei e da Ordem e Cooperação com o Desenvolvimento Nacional. Estavam expostos fardas, equipamentos, insígnias e assessórios utilizados pelas tropas em suas diversas missões. A parte interativa contou com exposição de viaturas sobrerodas e blindadas, pista de cordas, pista de progressão infantil e oficina de pintura.

No início da manhã, ocorreu a apresentação da Banda de Música do 15º GAC AP e a sincronizada demonstração de Ordem Unida sem comando, momento cultural ocorrido à sombra da estátua do Gen Gomes Carneiro, herói e líder do episódio do Cerco da Lapa – 1894.

O dia também contou com atividades para crianças com pintura, vídeos e a participação do Recrutinha. Foi oferecida ainda seção de saúde para aferir pressão arterial, orientações com dentista e outras atividades.

CORRIDA PELAS RUAS DA LAPA

Encerrando as atividades programadas para a Semana do Soldado, no domingo, 26, o 15º GAC AP promoveu a “Corrida – Dia do Soldado”, em que civis, militares e famílias percorreu unidos um percurso de 6 Km pelas ruas do Centro Histórico da cidade da Lapa.

Alunos tiveram sua curiosidade aguçada ao conhecer os equipamentos do Exército.
Crianças do município tiveram a oportunidade de conhecer a rotina do Quartel e vivenciar algumas atividades.
Please follow and like us: