Ideb revela desempenho das escolas da Lapa em 2017

Foto: Secretaria Municipal Educação.

Melhores notas ficaram com as escolas municipais Dr. Manoel Pedro e Dr. Aloísio Leoni.

Quando se olha para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), é possível enxergar pontos positivos e negativos na aprendizagem dos alunos na escola pública do país.

O índice mais recente, referente a 2017, foi divulgado na segunda-feira, 3 de setembro, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Ideb é calculado de dois em dois anos, de acordo com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e com as taxas de aprovação das escolas e redes de ensino.  A nota leva em conta o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações dos alunos, em português e matemática, em turmas dos anos finais do ensino fundamental e médio, de escolas municipais e estaduais.

Até 2015, os resultados do Ensino Médio eram calculados a partir de uma amostra de escolas. Pela primeira vez, o Saeb foi censitário para as escolas públicas desta etapa, e opcional para as escolas particulares.

ESCOLAS MUNICIPAIS

A média nacional entre as escolas municipais, de ensino fundamental, foi 4,7 em 2017. A Lapa, por sua vez, atingiu 6,3, quando a meta era 5,7.

De acordo com os dados divulgados, a média no quesito “Aprendizado” chegou a 6,6, significando que quanto maior a nota, maior o aprendizado. Já no quesito “Fluxo”, atingiu o índice de 0,95, sendo que quanto maior o valor, maior a aprovação (ou seja, a cada 100 alunos, 5 não foram aprovados).

Entre as escolas municipais a nota média ficou em 6,3. Acima da nota 6,1, atingida em 2015, e muito acima da média nacional para o ensino fundamental, de 4,7 em 2017.

As escolas municipais com as melhores notas foram: Dr. Manoel Pedro (centro) e Dr. Aloísio Leoni (Alves Cardosos), atingindo a média 7. Já a instituição de ensino com a menor nota foi a Eloah D’amico Richwa, no CAIC, com média 5,3. A Eloah vem apresentando melhor desempenho a cada avaliação, o que demonstra o esforço da equipe e dos alunos em melhor o aprendizado.

De acordo com os dados divulgados, houve evolução na maioria das escolas, mas em algumas as médias baixaram em relação à última avaliação.

ESCOLAS ESTADUAIS

Entre as escolas estaduais (ensino médio), a nota geral da Lapa foi 5, superando a média de 2015 que havia sido 4,5. A nota média em todo o Brasil foi de 3,8 em 2017.

A escola estadual que atingiu a melhor média foi o Colégio Estadual do Contestado: 5,6.  A mais baixa foi do Colégio Juvenal Borges da Silveira (Faxinal dos Correias): 4,6.

 

Média 7 foi atingida pela escola, localizada no centro da Lapa, e pela Dr. Aloísio Leoni, em Alves Cardosos.

 

Confira relação do desempenho das escolas municipais, em 2017.

 

Confira lista do Ideb 2017 das escolas estaduais, na Lapa.
Please follow and like us: