Ideb revela desempenho das escolas da Lapa em 2017

Foto: Secretaria Municipal Educação.

Melhores notas ficaram com as escolas municipais Dr. Manoel Pedro e Dr. Aloísio Leoni.

Quando se olha para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), é possível enxergar pontos positivos e negativos na aprendizagem dos alunos na escola pública do país.

O índice mais recente, referente a 2017, foi divulgado na segunda-feira, 3 de setembro, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Ideb é calculado de dois em dois anos, de acordo com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e com as taxas de aprovação das escolas e redes de ensino.  A nota leva em conta o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações dos alunos, em português e matemática, em turmas dos anos finais do ensino fundamental e médio, de escolas municipais e estaduais.

Até 2015, os resultados do Ensino Médio eram calculados a partir de uma amostra de escolas. Pela primeira vez, o Saeb foi censitário para as escolas públicas desta etapa, e opcional para as escolas particulares.

ESCOLAS MUNICIPAIS

A média nacional entre as escolas municipais, de ensino fundamental, foi 4,7 em 2017. A Lapa, por sua vez, atingiu 6,3, quando a meta era 5,7.

De acordo com os dados divulgados, a média no quesito “Aprendizado” chegou a 6,6, significando que quanto maior a nota, maior o aprendizado. Já no quesito “Fluxo”, atingiu o índice de 0,95, sendo que quanto maior o valor, maior a aprovação (ou seja, a cada 100 alunos, 5 não foram aprovados).

Entre as escolas municipais a nota média ficou em 6,3. Acima da nota 6,1, atingida em 2015, e muito acima da média nacional para o ensino fundamental, de 4,7 em 2017.

As escolas municipais com as melhores notas foram: Dr. Manoel Pedro (centro) e Dr. Aloísio Leoni (Alves Cardosos), atingindo a média 7. Já a instituição de ensino com a menor nota foi a Eloah D’amico Richwa, no CAIC, com média 5,3. A Eloah vem apresentando melhor desempenho a cada avaliação, o que demonstra o esforço da equipe e dos alunos em melhor o aprendizado.

De acordo com os dados divulgados, houve evolução na maioria das escolas, mas em algumas as médias baixaram em relação à última avaliação.

ESCOLAS ESTADUAIS

Entre as escolas estaduais (ensino médio), a nota geral da Lapa foi 5, superando a média de 2015 que havia sido 4,5. A nota média em todo o Brasil foi de 3,8 em 2017.

A escola estadual que atingiu a melhor média foi o Colégio Estadual do Contestado: 5,6.  A mais baixa foi do Colégio Juvenal Borges da Silveira (Faxinal dos Correias): 4,6.

 

Média 7 foi atingida pela escola, localizada no centro da Lapa, e pela Dr. Aloísio Leoni, em Alves Cardosos.

 

Confira relação do desempenho das escolas municipais, em 2017.

 

Confira lista do Ideb 2017 das escolas estaduais, na Lapa.