Avança implantação de Sistema de Monitoramento por câmeras

Prefeito Furiati determinou estudos técnicos para a abertura de processo licitatório para a implantação do sistema na Lapa.

Sistema integrado será viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura da Lapa, CELEPAR e Polícia Militar.

Uma reunião realizada na manhã de quarta-feira, 5 de setembro, definiu metas para a implantação do sistema inteligente de monitoramento com câmeras de segurança de alta resolução. O projeto, moderno e eficiente, foi apresentado pelos técnicos do Serviço de Tecnologia da Polícia Militar ao Prefeito Paulo Furiati, ao Secretário Municipal de Administração, Clesio Thiago, ao Presidente do Conselho de Segurança (CONSEG), Gianclaudio Silveira de Siqueira, ao Comandante da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM), Major Hélio J. Hornung, aos representantes da CELEPAR e ao vereador Sargento Otávio Rodrigues.
Segundo o Capitão Schambach, da Inteligência da Polícia Militar, em outras cidades este modelo foi implantado com resultados satisfatórios. “O sistema é inteligente, capaz de detectar cidadãos em atitudes suspeitas, reconhecimento facial e cruzamento de dados de veículos”, explicou.

O SISTEMA
A realidade e a rotina do município foram consideradas na elaboração deste projeto específico para a Lapa. As 26 câmeras espalhadas na cidade serão monitoradas na sede da 1ª CIPM com o auxílio de um servidor cedido pelo Município e a supervisão da Polícia Militar.
A Prefeitura da Lapa fica também encarregada da contratação das câmeras de segurança adquiridas ou locadas de empresas especializadas. São equipamentos modernos, de alta resolução e resistentes ás condições climáticas.
A Tecnologia da Informação e Tecnologia do Paraná – CELEPAR participa da parceria com armazenamento e o cruzamento do banco de dados da tecnologia empregada no sistema. Interligado. As informações serão confrontadas com outros centros de informações dando maior abrangência e eficácia às ações.
Além de auxiliar a polícia em ações de combate a delitos e no uso das imagens na elucidação de fatos, o sistema inibe ações criminosas. O Prefeito Paulo Furiati determinou os estudos técnicos para a abertura de processo licitatório para a implantação do sistema na Lapa.

Please follow and like us: