Um olhar sensível da natureza

A Primavera sendo registrada em suas várias nuances. Um espetáculo que vale a pena ser visto, através das fotografias de Renato Gurski, em exposição na Biblioteca Pública da Lapa.

Na sexta-feira, 14 de setembro, às 15h, aconteceu a abertura da exposição de fotos “Primavera”, de autoria de Renato Gurski. O evento foi realizado na Biblioteca Pública da Lapa, dentro do Projeto Primavera nos Museus, criado pelo Governo Federal. Na Lapa, a exposição é organizada pelo Departamento Municipal de Cultura, dentro da semana de atividades especiais para a comunidade, convidados e visitantes.

Aproximadamente 40 fotos estão na exposição, com olhar que busca momentos associados à Primavera, com flores, animais, insetos, pôr do sol… O fotógrafo afirma que aprecia associar pintura à fotografia, tendo como exemplo o estilo do pintor Caravaggio, que trabalha muito bem os aspectos de luz e sombra. Renato aplica esse conceito à sua fotografia, tendo resultados incríveis.

“Sou um grande admirador da natureza, pois vejo nela a maior expressão artística ao nosso redor. Então, ao fotografar estou de certa forma mostrando essa arte através do meu olhar. Aquilo que me encanta e também percebo que outras pessoas se encantam da mesma forma. Por isso, registro momentos únicos através de uma imagem e assim as pessoas podem ver aquilo que vi. Aquilo que tinha um toque especial naquele momento único”, explica o artista.

Para fotografar, é preciso ter olhar atento, observador, sensível. “Na correria do dia-a-dia nem tiramos tempo para observar os detalhes das ‘pequenas’ coisas que na verdade não são pequenas. São de fato gigantescas obras de arte com uma maravilhosa engenharia genética envolvida. Coisas que temos por garantido, mas que se pararmos para analisar veremos detalhes incríveis, combinações de cores impressionantes, formas delicadas e belas demais. O que vale a pena registrar. É assim que gosto de ver o mundo e mostrar um pouco disso paras outras pessoas…”, relata.

As fotografias ficarão expostas até o dia 28 de setembro e todos estão convidados a apreciar!

RENATO GURSKI

Formado em música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), professor de inglês com vários cursos realizados com professores e também na cultura inglesa, com experiência de cerca de 10 anos, Renato Gurski, 52 anos de idade, sempre conviveu com a arte da fotografia. Isso porque seu pai era fotógrafo, o que acabou o influenciando a ver esta arte como algo especial – essa era a profissão da pessoa que guiou sua educação. “Mas a linha de atuação dele era mais voltada para eventos e documentação. E eu sempre preferi muito a arte, de forma geral”, conta Renato, que acabou seguindo o caminho da música e, quando decidiu dar “uma chance” à fotografia, buscou um curso para se aprimorar, mas trabalhando “os clicks” como arte.

Renato conta que prefere fotografar por hobby, mas às vezes faz alguns trabalhos, como books e outros. Seu foco principal, no entanto, é a arte na natureza.

Atualmente, Gurski cursa História e faz vários trabalhos voluntários com o Clube de Desbravadores, auxiliando crianças e adolescentes em uma formação mais humanística.

 

Momentos únicos, detalhes sensíveis. (Foto: Renato Gurski)

 

SERVIÇO

O que: Exposição de fotos “Primavera” – de Renato Gurski

Quando: abertura em 14 de setembro, seguindo até 28 do mesmo mês

Onde: Biblioteca Pública da Lapa

Please follow and like us: