Um ultramaratonista percorre a Rota dos Tropeiros

Em visita à Tribuna Regional, atleta afirmou estar bastante ansioso com o desafio.

Atleta irá correr cerca de 200 quilômetros entre quatro cidades. Saída está prevista para acontecer no dia 23 de outubro.

No dia 12 de setembro, quarta-feira, a Tribuna Regional recebeu a visita do Ultramaratonista de Campo Largo, Dirceu José Busmayer. No auge de seus 52 anos, Dirceu veio correndo, isso mesmo, correndo de Campo Largo até a Lapa. Ele correu nada mais nada menos que 68 quilômetros para divulgar seu projeto. Na redação do semanário ele contou sua história, que é de encantar. O atleta corre há mais de 30 anos e agora tem como meta resgatar a memória dos Tropeiros.

Nesse roteiro, o Ultramaratonista irá percorrer algumas das cidades por onde passavam os tropeiros. A saída está prevista para o dia 23 de outubro, passando por quatro cidades: Castro, Campo Largo, Balsa Nova e a chegada na Lapa no dia 26 de outubro. Dirceu irá correr cerca de 200 quilômetros entre as cidades. O objetivo é fazer um resgate cultural da história e também promover algumas palestras nas escolas durante o percurso, falando um pouco sobre o tropeirismo e incentivando os alunos para o esporte.

“Devemos incentivar a prática esportiva para essa garotada”, diz o Ultramaratonista que está muito ansioso com o desafio. “Serão muitos obstáculos enfrentados, como o clima (sol e chuva), além do fator psicológico, mas espero concluir de forma prazerosa e divertida”, comenta Dirceu.

ROTA DOS TROPEIROS

A Rota dos Tropeiros foi uma importante rota por onde circularam bravos homens levando riquezas e desenvolvimento pelo território do Paraná. Esse movimento durou por muito tempo, com início no século XVIII até os anos 1930, quando a modernidade criou raízes e passou a impedir a continuidade da rota.

Depois de muitos anos, o caminho foi redescoberto, proporcionando conhecimento, cultura, história, aventuras e encantamento. A cultura do tropeirismo une muitas cidades e atrações na maioria delas. A rota não é só um caminho, ela também é uma história viva e memória do povo brasileiro, representado pelo seu rico patrimônio. O retorno aos mesmos pontos de parada é o ponto principal para esses lugares turísticos, proporcionando uma experiência completa e recheada para os turistas e moradores. No estado do Paraná, diversas cidades fazem parte da Rota dos Tropeiros, como Arapoti, Balsa Nova, Campo do Tenente, Campo Largo, Carambeí, Castro, Jaguaríaiva, Lapa, Palmeira, Porto Amazonas, Rio Negro, Sengés e Telêmaco Borba.

ULTRAMARATONA

Ultramaratona é qualquer corrida a pé com distância superior à da maratona, 42.195 metros. Apesar de praticada em muitos países e contar com uma associação internacional, a modalidade não tem regras específicas. Cada ultra, como é chamada, determina sua própria distância – as mais comuns são de 50 e 100 km. Os pisos percorridos também variam bastante. Pode ser asfalto, terra, trilha ou tudo isso e mais um pouco. Na maioria das provas, o cronômetro é contínuo da largada à chegada, ou seja, a corrida não para. Em outras, o atleta cobre um trecho por dia. Há também competições contra o relógio: o vencedor é quem fizer a maior distância em um determinado tempo. As provas podem superar com folga 30 horas de duração, então cada atleta leva uma minicasa consigo. Comida, água e medicamentos são fundamentais. Em algumas competições tudo isso deve caber em uma mochila nas costas. Em outras, uma equipe de apoio o acompanha em um carro.

O atleta corre há mais de 30 anos e agora tem como meta resgatar a memória dos Tropeiros.
Please follow and like us: