Lapa: cidade pacata?

De janeiro a setembro deste ano, 11 pessoas foram assassinadas de forma violenta no município. Índice de violência vem crescendo, quase ultrapassando a média anual de mortes do Paraná.

Quem pensa na Lapa como cidade pacata, nos últimos dias pode estar em dúvida se pode continuar a considera-la desta forma ou não. Isso porque a população tem presenciado a ocorrência de assaltos de proporção considerável na região, roubos a empresas e moradores, além de grande número de homicídios registrados.
Em relação aos assassinatos, em conversa com as Polícias Civil e Militar, a Tribuna Regional levantou que o índice vem crescendo, quase ultrapassando a média anual de mortes do estado do Paraná.

HOMICÍDIOS EM 2018
No mês de janeiro, por exemplo, foram registrados dois homicídios, o primeiro no dia 9, quando um homem foi encontrado morto em um matagal próximo ao CAIC. Depois, no dia 28, uma tragédia familiar aconteceu na Lapa: o mecânico Silvestre L. Rybinski, de 43 anos, foi morto, em tese, pelo próprio irmão, na localidade de Alves Cardosos. O suposto autor do crime se apresentou a polícia três dias depois.
No mês de março, no dia 19, um homem foi morto dentro de um bar no bairro Barcelona. Exatamente um mês depois, em 19 de abril, outro cidadão foi morto a tiros em um bar, na localidade da Pedra Alta. A vítima era natural de Curitiba e estava há pouco tempo na região.
No mês de maio a cidade voltou a estar presente nas páginas policiais. Na noite do sábado, dia 5, um duplo homicídio impressionou até mesmo a polícia pela brutalidade com que foi cometido. O pintor Manoel Valdomiro Licheski e sua namorada Eloina Rodrigues Oliveira foram assassinados com golpes de faca no Conjunto Dib Mane. A filha de Manoel, de apenas 16 anos, foi apontada como principal suspeita. Ela foi identificada e presa pela polícia como mandante, junto a dois comparsas que teriam executaram o crime.
No dia 14 do mês de junho, mais um crime chocou a população. O jovem estudante, de 17 anos de idade, Henrique César Zenik Schuster, foi encontrado morto junto a sua motocicleta na PR 433, na região da Vista Alegre. A Polícia Militar encontrou no local quatro cápsulas deflagradas de 9 milímetros. Recentemente a Polícia Civil concluiu a investigação apontando Giovane Kaseker como principal suspeito de planejar a morte de Henrique, tendo vingança como motivação. A polícia também prendeu Igor Czarneski Prestes Igor e Carlos Henrique dos Santos Fernandes, suspeitos de executarem o crime.
Em 10 de julho, o taxista Cléverson foi morto a tiros na estrada próxima ao Hospital Regional da Lapa São Sebastião. O veículo da vítima foi encontrado em outra região da cidade. Dois dias depois, na noite de 12 de julho, um jovem militar atirou contra os próprios tios. Um homem de 41 anos morreu no local e a mulher foi socorrida na Vila Rosário. O suspeito foi preso na sequência.
No dia 6 de agosto mais um homicídio registrado. Um homem foi morto com seis tiros de revólver calibre 38. O corpo da vitima foi encontrado próximo ao km 208 de BR 476, na Volta Grande, e reconhecido como sendo Antenor Antunes Filho.
No mês de setembro aconteceram mais dois crimes violentos. Na tarde da sexta-feira, 21, no Bairro São Lucas o jovem Kauan da Silva Bernardo, de 18 anos de idade, foi morto com golpes de arma branca.
Na noite do sábado, 22, outro jovem foi morto no mesmo bairro: Leandro Camargo, vulgo Foguinho, 18 anos, foi morto a princípio por arma branca (faca) em via pública.

INVESTIGAÇÕES
De acordo com as informações repassadas à Tribuna Regional, alguns dos homicídios já foram elucidados e seus possíveis autores presos. Mas, há outras situações que ainda estão sendo investigadas.
Segundo a Polícia Militar, indícios indicam que os dois últimos crimes ocorridos no Bairro São Lucas têm correlação, havendo suspeita de tratar-se de retaliação. Um inquérito foi instaurado pela Polícia Civil para elucidar as motivações dos crimes.
O Capitão João Pedro, Policial Militar da 1ª CIPM da Lapa, destacou que o índice de mortes está alto para a cidade. Segundo ele, a PM trabalha com ações mais ostensivas, em determinadas regiões, para inibir as ações de violência, porém mesmo estando presente nas ruas, o homicídio pode acontecer a qualquer momento, a partir da vontade do autor e de suas motivações. O que está sendo feito pela Polícia são ações em horários estratégicos para coibir atos violentos. O policial destacou que a maioria dos homicídios no Brasil acontecem em decorrência do tráfico de drogas, e outra porcentagem menor tem relação com motivações emocionais.

GUERRA DE GANGUES
Há aproximadamente 20 dias, áudios foram compartilhados em redes de WhatsApp. Em seus conteúdos, informações de que, supostamente, grupos ligados ao tráfico de drogas estariam prontos para uma retaliação entre si. Em um deles, um trecho tinha a seguinte informação: “Somos a parte do Nosso Chão, São Lucas e até Cohapar. A nossa guerra é contra os lixos, contra a oposição, contra estuprador e contra o crime errado. A população pode ficar toda aliviada! Quem tiver passando qualquer tipo de informação fortalecendo estes lixos vai morrer, essa é a caminhada”. O áudio destacava que nenhum inocente iria morrer.
Para a Polícia Militar, os dois últimos homicídios registrados no município não têm relação com o que foi divulgado nos áudios. Segundo o Capitão João Pedro, a PM teve acesso às informações repassadas nos grupos de WhatsApp e suspeita-se tais ameaças foram feitas supostamente por pessoas que disputam espaços com a venda de drogas, ou que queiram apenas chamar a atenção. A Polícia Militar está acompanhando os casos, fazendo monitoramento com equipes da PM e da ROTAM nas áreas citadas. Informa que já está no controle da situação, não sendo necessária, por enquanto, nenhuma ação mais forte e mais específica.
Ainda segundo o Capitão, a população pode contribuir com a polícia denunciando, de forma anônima, atos suspeitos. Isso auxilia no trabalho de combate à violência, fazendo com que a Polícia haja com mais rapidez.

ZONA RURAL
Segundo o Capitão da PM, nas últimas ações da Polícia na zona rural do município, um indivíduo foragido da justiça, que estava cometendo crimes em localidades rurais, foi preso. Também foi apreendida uma arma de fogo e preso um indivíduo que cometia furtos na cidade, favorecendo na diminuição de ocorrências na região.

Please follow and like us: