11º Festival de Cinema acontece de 21 a 25 de novembro

Evento trará, gratuitamente ao público, mais de duas dezenas de filmes. Três atores globais marcarão presença no Festival: Nivea Maria, Osmar Prado e Giovanni de Lorenzi.

Entre os dias 21 e 25 de novembro acontece a 11ª edição do tradicional Festival de Cinema da Lapa, evento que está entre as principais celebrações do cinema nacional no Paraná. Toda a programação é gratuita e toda a população é convidada a prestigiar!

Durante a programação oficial serão exibidos mais de duas dezenas de filmes, divididos em oito diferentes mostras, além da realização de shows, homenagens e exposições. O evento acontece em dois espaços selecionados especialmente para o festival: uma enorme tenda instalada na Alameda David Carneiro e a Sala de Exposições Lafaete Rocha.

O 11º Festival de Cinema da Lapa é uma apresentação do Ministério da Cultura e Caminhos da Paraná. É promovido pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa (IHCL) em parceria com o Instituto Borges da Silveira (IBS), com produção de A Labirinto Produtora. Atualmente o Presidente do IHCL é Josino Saboia Neto, o Curador do Festival é Fernando Severo. O evento tem como Coordenadora Maria Ines Borges da Silveira. E a equipe de empresas envolvida na produção do Festival é de Rodrigo Alonso, Valeria Borges da Silveira e Laura Haddad.

O evento tem como patrocinador principal a Caminhos do Paraná e o Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Também contribuem para a realização do Festival a Copel, o BRDE, a Fecomércio e a Prefeitura da Lapa. Esta edição ainda recebe apoio da Lapinha Spa, da Panificadora Zeni, da Unespar, da imprensa, e da Prefeitura da Lapa, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

PRESENÇAS

Em 2018 o Festival de Cinema da Lapa contará com a participação de três atores globais. A atriz Nivea Maria, que recebe homenagem na noite de sexta-feira (após a Mostra Curtas-metragens Paranaenses 2), pela sua carreira de várias décadas sempre em destaque na televisão brasileira. O ator Osmar Prado, que será homenageado na noite de sábado, após a Mostra Curtas-metragens Paranaenses 3. E de Giovanni de Lorenzi, que participará, no domingo, após a exibição da Mostra Competitiva 4, de debate com a equipe e o elenco dos filmes.  Giovanni interpretou Ulisses na novela Deus Salve o Rei e é protagonista do filme Ferrugem, que participa da Mostra Competitiva do Festival.

Em 2017 estiveram presentes no Festival vários atores, atrizes, produtores, cineastas, tais como Eva Wilma, Murilo Rosa, Gabriel Sauffer (Claudio da novela “A Força do Querer”), atriz Mirim Leticia Braga, ator Fhelipe Gomes, Lucy e Luiz Carlos Barreto.

Nos anos anteriores participaram do Festival da Lapa: Selton Mello, Luís Mello, Paulo Betti, Nicette Bruno, Leticia Sabatella, Guilherme Weber, Ary Fontoura, Isadora Ribeiro, Alexandre Nero, Jackson Antunes, Danilo Mesquita, Adriana Birolli, Poliana Aleixo, Rodrigo Veronese, Sergio Dalcin, Alana Ferri, entre outros.

MOSTRA COMPETITIVA

Um dos grandes destaques da programação ficará por conta da mostra competitiva, que contará com a exibição dos filmes “Coração de Cowboy”, “Benzinho”, “10 Segundos Para Vencer” e “Ferrugem”.

A primeira exibição da mostra competitiva será o filme “Coração de Cowboy”, que será apresentado na quarta-feira, 22 de novembro, às 20h. O filme é dirigido por Gui Pereira e conta a história de um cantor de sertanejo universitário que decide dar um tempo na carreira para regressar a sua cidade natal no interior, onde pretende se reconectar com suas raízes. No elenco os destaques são Gabriel Sater e Jackson Antunes.

Na noite de sexta-feira, 23, será exibido o segundo filme da mostra competitiva, “Benzinho”, dirigido por Gustavo Pizzi, cujo enredo aborda a vida de um casal que luta há anos para terminar a obra de sua casa e o drama da mãe, vendedora autônoma, quando o filho mais velho, que joga handebol, é contratado por um grande time da Alemanha e vai deixar a casa dos pais.

Já no sábado, 24, a partir das 20h, é a vez de “10 Segundos Para Vencer”, dirigido por José Alvarenga Jr e que mostra a extraordinária trajetória de Éder Jofre até se tornar um dos maiores boxeadores da história, mesmo sendo um homem dividido entre a paixão pelo esporte e a vida em família, onde pai e filho se unem na busca de um sonho, o de ser um verdadeiro campeão.

Para completar, no domingo, 25, a partir das 15h, será a vez do filme “Ferrugem”, dirigido por Aly Muritiba, que foi o grande vencedor do último Festival de Gramado. O filme aborda o drama da adolescente Tati, que adora compartilhar sua vida nas redes sociais, mas que precisa lidar com as consequências, depois que algo que ela não queria que se tornasse público é divulgado no grupo do WhatsApp de sua turma de colégio. Após a exibição haverá um debate entre o público e o elenco do filme, com a presença do ator global Giovanni de Lorenzi (Deus Salve o Rei), protagonista do filme.

SESSÃO DA MEIA NOITE

Entre outros destaques do festival estão a tradicional Sessão da Meia Noite, que vai apresentar a produção norte americana “Virgens Acorrentadas”, dirigida pelo paranaense Paulo Biscaia, que vai ser homenageado com o Troféu Tropeiro pelo destaque internacional recebido por seus filmes do gênero horror. O filme utiliza de metalinguagem para contar sua trama, apresentando um roteirista que decide fazer um filme de terror de baixo orçamento em uma mansão sinistra. Mas no decorrer das filmagens, o elenco e equipe se deparam com uma família de assassinos sádicos que reescreveu o roteiro da obra.

OUTRAS ATRAÇÕES

Além da mostra competitiva, a programação oficial trará diversos filmes de curta e longa-metragem que vão ser exibidos na Mostra Infantil e Mostra Infanto-juvenil, voltadas para as escolas, Mostra Filmados na Lapa, somente com produções locais, além da Mostra de Curtas-metragens Paranaenses e a Mostra Avec-Associação de Vídeo e Cinema do Paraná.

A produtora paranaense Tecnokena, que este ano completa 20 anos, vai ser homenageada com o Troféu Tropeiro pelo seu premiado trabalho na área do cinema de animação e terá quatro de seus filmes exibidos numa mostra especial.

Nesta edição do Festival três personalidades do meio artístico e cultural recebem Diploma de Mérito oferecido pelo festival, Solange Straube Stecz pelo seu trabalho nas áreas de ensino, pesquisa e preservação, o iluminador Beto Bruel, nascido na Lapa, pela sua contribuição ao teatro brasileiro, e o fotógrafo, cineasta e jornalista Tiomkim pelo seu trabalho de difusão da arte cinematográfica.

A cerimônia de abertura vai contar com o grupo Aire Flamenco e no encerramento será apresentado o show do Coral Vozes de Angola.

Duas exposições fazem parte do evento, com abertura na quinta-feira, 22, na Sala de Exposições Lafaete Rocha, na Praça General Carneiro. “Teatro Guaíra – Nasce um Ícone” apresenta exposição de fotografias do acervo de Erick Nissen, e tem curadoria de Waltraud Sekula e Loire Nissen. Na ocasião será lançado livro de mesmo nome, com autoria de Erich Nissen, Loire Nissen, Waltraud Sekula, Julmar Rubens Leardini e Claudionor Beatrice. A exposição “Cinemis” tem curadoria de Gefferson Vaz e apresenta acervo do Museu da Imagem e do Som do Paraná.

Osmar Prado será homenageado na noite de sábado.

 

Giovanni de Lorenzi interpretou o personagem Ulisses na novela Deus Salve o Rei e é protagonista do filme Ferrugem.

 

Nivea Maria recebe homenagem pela sua carreira de várias décadas sempre em destaque na televisão brasileira.

 

Please follow and like us: