1ª CIPM é elevada a 28º Batalhão da PM

Expectativa é de que, com elevação, região passe a contar com maior efetivo policial.

Na segunda-feira, 12 de novembro, Governadora assinou decreto formalizando a criação da nova unidade, que irá atender além da Lapa, Campo do Tenente, Piên, Quitandinha, Contenda, Rio Negro, Porto Amazonas e Palmeira.

A governadora Cida Borghetti assinou, na segunda-feira, 12 de novembro, decretos que estabelecem mudanças e, consequentemente, fortalecem a segurança pública no Estado. Decretos criam novas unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no Estado. “A segurança pública é prioridade em nosso governo. Trabalhamos de forma integrada para atender as demandas da área e a sociedade paranaense”, afirmou Cida.

28º BATALHÃO

A 1ª Companhia Independente de PM da Lapa foi elevada para 28º Batalhão da PM. Com a medida, o batalhão terá aumento na área de atuação, com maior efetivo e mais equipamentos. Além da Lapa, a unidade vai atender Campo do Tenente, Piên, Quitandinha, Contenda, Rio Negro, Porto Amazonas e Palmeira. Cida autorizou ainda a criação de três novas companhias da PM: na Lapa, em Rio Negro e em Palmeira.

“O Batalhão da Lapa agregou dois novos municípios, além dos que já tinha, desafogando o trabalho de outra unidade”, explicou a comandante-geral da Polícia Militar, coronel Audilene Dias Rocha. “Há a previsão de um aumento no efetivo à medida que forem ingressando novos policiais”, disse.

A BUSCA PELO BATALHÃO

A articulação, na Lapa, para elevar a Primeira Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM) a Batalhão teve início em março de 2016. De lá para cá se passaram quase três anos de tratativas, espera e expectativas, tanto por parte do Comando da PM na Lapa, quanto pelos demais órgãos de segurança do município envolvidos, pelo Prefeito da Lapa e Prefeitos das demais cidades da área de abrangência da 1ª CIPM, pelos vereadores (que buscaram auxílio junto a Deputados Estaduais), e pelo CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança da Lapa).

E então, na segunda-feira, 12 de novembro, o Governo do Estado do Paraná atendeu o pedido, reconhecendo não só a necessidade da Lapa, mas das demais regiões, autorizando também a criação de três novas Companhias da PM: na Lapa, em Rio Negro e em Palmeira.

O Major Hélio Horning, Comandante da 1ª CIPM, que será transformada em 28º Batalhão da PM, destacou que foi uma conquista para a cidade e para todas as demais onde atua a Companhia. “Estive junto do Prefeito Paulo Furiati durante visita da Governadora Cida Borgueti em nossa cidade, em meados deste ano. Naquela oportunidade reforçamos a importância do Batalhão, assim como os vereadores da cidade, que se reuniram junto ao CONSEG e OAB Lapa, fortalecendo o pedido. Acredito que isso foi fundamental para a Governadora assinar o decreto. Estive também em Quitandinha, junto a Prefeita, e em Piên com o Prefeito, reafirmando para a governadora a necessidade da elevação para Batalhão. Assim como a Lapa, todas as cidades receberão adequações e terão sua elevação, seja em Companhia de Polícia ou de Destacamentos para Pelotão de Polícia”, esclareceu Horning.

O Major ainda comentou que há muito trabalho pela frente, na reestruturação, na mudança de placas, dentre outros trabalhos, adequando a Companhia para se tornar, efetivamente, Batalhão. “Nós temos que migrar, fazer gestão de cargas, documentos, efetivos, projetar um novo prédio para abrigar a Sede do Batalhão e, no futuro, pedir ao Comando Geral da PM do Estado para, junto ao governo do Paraná, criar uma Escola da Polícia Militar na cidade da Lapa”, disse.

O vereador Otávio Rodrigues (Bolinho), comentou que o Batalhão era um sonho antigo e foi uma surpresa muito agradável para fechar bem o ano. Com a assinatura do decreto. “O Batalhão tem força para trazer inúmeros benefícios para a segurança da população, principalmente no aumento do efetivo, na possibilidade de haver uma escola para formar novos policiais, o que pode chamar a atenção dos nossos jovens, e formar policiais para trabalhar aqui’, afirmou Otávio. Ele lembrou que a falta de efetivo é um dos fatores que mais prejudicam o trabalho da PM. Bolinho adiantou também que novas melhorias já estão sendo planejadas para a segurança na Lapa, como as câmeras de segurança que poderão ser instaladas pela cidade.

O Presidente do CONSEG, Gean Claudio Siqueira, afirmou que a vinda do Batalhão é de fundamental importância para toda região e para a zona rural do município, pois haverá mais pessoal, mais estrutura. “O grupo envolvido conseguiu esta realização e temos que agradecer a Governadora por assinar este pedido de todos”, comentou.

A OAB Subseção da Lapa também participou e apoiou o projeto da elevação da 1ª CIPM a Batalhão. “Esta conquista, além de ser um marco histórico para a nossa cidade, reúne muitas coisas boas, pois a nossa polícia militar se fortalece para realizar um combate ainda melhor à criminalidade, às drogas e violência. Do ponto de vista da OAB, é uma vitória muito grande. Quem ganha são as pessoas de nossa cidade e dos demais municípios. Isso trará não só a satisfação de segurança, estaremos também mais amparados pela PM, o que soma com o que a sociedade quer e precisa. Vamos progredir e muito nesta questão da segurança na cidade da Lapa”, comentou Diego Ribas, Presidente da OAB Lapa.

O Prefeito da Lapa, Paulo Furiati, agradeceu a todos que de alguma forma contribuíram para a elevação a Batalhão, dentre eles os Deputados Alexandre Curi e Ricardo Barros e a Governadora Cida Borgueti, que atendeu a reivindicação de toda a população lapeana. “Desde o início das tratativas a Governadora se mostrou afeta a causa. E a elevação da Cia. para Batalhão é importantíssima para proporcionar, junto com o monitoramento por câmeras, maior segurança à população e inibirmos ações de criminalidade na cidade”, lembrou o Prefeito.

PRESENÇAS

A cerimônia aconteceu no Palácio Iguaçu e contou com as presenças do Prefeito da Lapa, Paulo Furiati, do Vice-Prefeito Joacir Gonsalves, do Deputado Estadual Alexandre Curi, do Vereador Otávio Rodrigues, do Major Helio Horning, agora comandante do 28º Batalhão, e de demais autoridades.

Please follow and like us: