Confira a programação completa do 11º Festival de Cinema da Lapa!

Evento terá atrações de 21 de novembro, quarta-feira, até 25 de novembro, domingo.

Todas as cerimônias e exibições de filmes acontecem na Tenda do Festival (Alameda David Carneiro) e as exposições na Sala de Exposições Lafaete Rocha (Praça General Carneiro). Confira, programe-se para prestigiar e aproveite a enxurrada cultural no município!

21 DE NOVEMBRO (QUARTA-FEIRA)

20h – Cerimônia de Abertura – Show do grupo “Aire Flamenco” – Entrega de Diploma de Mérito para a professora e pesquisadora Dra. Solange Straube Stecz.

– Mostra Filmados na Lapa 1 (Classificação indicativa Livre)

– Palco Lapeano (7’) – Filme da Oficina de Audiovisual Festival de Cinema da Lapa, realizado pelos alunos do Colégio Estadual General Carneiro.

Sinopse: Documentário que retrata a história e a importância do Teatro São João para a cidade da Lapa, através de depoimentos de pessoas ligadas à cultura da cidade.

– ​Feito de Pedra e Ossos (17’) – direção de Leandro Cordeiro.

Sinopse: Um retrato sobre os elementos que formaram uma cidade marcada pela guerra e escravidão. Uma busca pelos ossos daqueles que morreram no cerco da Lapa.

– Herdeiros do Congo (15’) – direção de Julia Favaro.

Sinopse: A Congada da Família Ferreira é uma manifestação cultural afro-brasileira que encena um mal entendido entre o Rei do Congo e a embaixada da Rainha da Ginga. A manifestação está presente na cidade da Lapa PR e se mantém preservada por quase duzentos anos.

22 DE NOVEMBRO (QUINTA-FEIRA)

09h – Sessão Infantil 1 – Mostra Tecnokena 1 (Classificação indicativa Livre).

​- Brichos (1h17’) – direção de Paulo Munhoz.

​Sinopse: Tales, Jairzinho e Bandeira – filhotes de jaguar, quati e tamanduá – fazem parte da surpreendente população da Vila dos Brichos. O que acontece quando eles resolvem criar o “lutador perfeito” para vencer um campeonato internacional de videogame? Revelações, conflitos e uma grande aventura! Brichos – Bichos Brasileiros – resgata os nossos valores a abre as portas de nossa imaginação, sem que para isso precisemos abrir mão do que nos é mais importante: nossa identidade.

14h30 – Mostra Infanto-juvenil 1 – Mostra Tecnokena 2 (Classificação indicativa 12 anos).

– Belowars (1h11’) – direção de Paulo Munhoz.

Sinopse: A história de Baita, um garotinho de origem humilde que sonha em apreender a Arte Da Guerra. Sua aventura o leva a muitos lugares, ao encontro de muitas pessoas, ao enfrentamento da sua guerra interior. Será que Baita vence ou perde essa batalha? Este filme é uma livre adaptação da obra “Guerra Dentro da Gente”, do escritor Paulo Leminski.

18h – Abertura de exposições e lançamento de livro na Sala de Exposições Lafaete Rocha.

– TEATRO GUAÍRA – Nasce um Ícone – Exposição de fotografias do acervo de Erick Nissen. Curadoria: Waltraud Sekula e Loire Nissen – Lançamento do livro “TEATRO GUAÍRA – Nasce Um Ícone “, de Erich Nissen, Loire Nissen, Waltraud Sekula, Julmar Rubens Leardini e Claudionor Beatrice.

​- CINEMIS – Curadoria Gefferson Vaz.

20h – Exibição de filme sobre o Projeto “O Fotograma Revisitado” (3’) (Classificação indicativa Livre).

– Entrega de Diploma de Mérito para o fotógrafo, cineasta e jornalista Osval Dias de Siqueira Filho (Tiomkim)

– Mostra de Curtas-metragens Paranaenses 1 (Classificação indicativa 10 anos)

– Não Distante Dali (16’) – direção de Nico Loiola.

Sinopse: A magnitude do efêmero vive no ruído da memória daquela que ousa lembrar.

– Mostra Competitiva 1 (Classificação indicativa 12 anos)

– Coração de Cowboy (1h44′) – direção de Gui Pereira – Produção: Dodô Produções de Filmes Eireli

Sinopse: Quando acaba sua inspiração para compor músicas de sucesso, um cantor de sertanejo universitário decide dar um tempo na carreira para regressar a sua cidade natal no interior, onde pretende se reconectar com suas raízes e compor músicas que realmente valham a pena serem cantadas.

23 DE NOVEMBRO (SEXTA-FEIRA)

09h – Mostra Infantil 2 – Mostra Tecnokena 3 (Classificação indicativa Livre)

– Brichos 2 – A Floresta é Nossa (1h22′) – direção de Paulo Munhoz.

Sinopse: Os Brichos precisam decidir o futuro de sua cidade, ameaçada de perder sua floresta para investidores-terroristas internacionais. Armados de coragem, inteligência e bom humor, nossos heróis encaram o desafio que será decidido nas areias de Noforest, na gelada Iceforest e na exuberante Brainforest.

14:30h – Mostra Infanto-Juvenil 2 (Classificação indicativa: 12 anos)

– Bye Bye Jaqueline (1h34′) – direção de Anderson Simão.

Sinopse:  Aos 16 anos, Jaqueline é uma aluna nova e bolsista de uma grande escola particular. Apaixonada por Fernando, tem como única confidente a extrovertida Amanda. Ao mesmo tempo, o melhor amigo de Fernando faz uma aposta para ver quem fica com Jaqueline primeiro, mas acaba se apaixonando pela garota. Para piorar, Fernando esconde um segredo.

20h – Mostra Curtas-metragens Paranaenses 2 (Classificação Indicativa: 10 anos)

– Tia Edi (15’) – direção de Bianca Dessonette.

Sinopse: Edilaine Aparecida de Lima dedica sua vida ao projeto comunitário Amigos do Caximba, que ajuda crianças e mulheres em situação de risco no bairro periférico localizado na região sul de Curitiba.

– ​Homenagem à atriz Nivea Maria com a entrega do Troféu Tropeiro pela sua carreira de várias décadas sempre em destaque na televisão brasileira.

– ​Mostra Competitiva 2 (Classificação Indicativa: 12 anos)

– Benzinho (1h35′) – direção de Gustavo Pizzi. Produção: Bubbles Project. Coprodução: Baleia Filmes, Tv Zero, Mutante, Telecine, Canal Brasil.

​Sinopse: Irene, 38, é casada com Klaus, 45, moram em Petrópolis (RJ), e tem 4 filhos. O casal luta há anos para terminar a obra de sua casa. Irene é vendedora autônoma de lençóis. Klaus é dono de uma pequena loja de livros e cópias. Fernando, o filho mais velho, joga handebol. Depois de ser um dos maiores destaques da temporada, é contratado por um grande time da Alemanha e vai deixar a casa dos pais. Em meio ao cotidiano familiar e todos os acontecimentos inesperados que a vida em família costuma proporcionar, Irene precisa lidar com a iminência da partida prematura de seu filho mais velho e descobrir uma nova vida com o menino longe dela.

00h – Sessão da Meia-Noite (Classificação Indicativa: 16 anos)

– In/solúvel  (9’) – direção de Juila Favaro.

Sinopse: Uma infância confusa e a separação de laços familiares marcam a vida de um jovem de 19 anos. Fantasmas do seu passado e a constante apatia com seu presente invadem e desfiguram suas memórias, criando realidades quiméricas que habitam os labirintos de sua mente.

– ​Entrega de Troféu Tropeiro pelo destaque internacional no gênero filme de horror para o cineasta Paulo Biscaia Filho.

– Virgens Acorrentadas (1h34’) – direção de Paulo Biscaia Filho – Produção: Big House Pictures e Vigor Mortis.

Sinopse: O filme utiliza de metalinguagem para contar sua trama, apresentando um roteirista que decide fazer um filme de terror de baixo orçamento em uma mansão sinistra. Mas no decorrer das filmagens, o elenco e equipe se deparam com uma família de assassinos sádicos que reescreveu o roteiro da obra.

24 DE NOVEMBRO (SÁBADO)

10h – SESSÃO ACESSIBILIDADE (filme com audiodescrição – Classificação Indicativa: 12 anos)

– Benzinho (1h35′) – direção de Gustavo Pizzi – Produção: Bubbles Project – Coprodução: Baleia Filmes, Tv Zero, Mutante, Telecine, Canal Brasil.

Sinopse: Irene, 38, é casada com Klaus, 45, moram em Petrópolis (RJ), e tem 4 filhos. O casal luta há anos para terminar a obra de sua casa. Irene é vendedora autônoma de lençóis. Klaus é dono de uma pequena loja de livros e cópias. Fernando, o filho mais velho, joga handebol. Depois de ser um dos maiores destaques da temporada, é contratado por um grande time da Alemanha e vai deixar a casa dos pais. Em meio ao cotidiano familiar e todos os acontecimentos inesperados que a vida em família costuma proporcionar, Irene precisa lidar com a iminência da partida prematura de seu filho mais velho e descobrir uma nova vida com o menino longe dela.

15h – Mostra AVEC – Associação de Video e Cinema do Paraná (Classificação Indicativa: 12 anos)

– Andarilhos (20′) – Direção de Eduardo Prante

Sinopse: Doc-ficção realizado nas estradas. Andarilhos narram suas experiências na incessante busca de um destino sem fim. Quem sou? De onde venho? Para onde vou? O destino do Andarilho é o mesmo de todo ser humano. Neste filme ele é a síntese destes questionamentos.

– Você ainda não está morta (22′) – Direção de Ana Johan

Sinopse: As coisas que se acumulam e se encurralam num determinado tempo pedindo para que exista a tomada de uma decisão. Partir ou ficar?

– Vai, vai, vai (10′) – Direção de Francisco Sandmann

Sinopse: Um funcionário de um estacionamento lida com um cotidiano banal e repetitivo. Sem presente e sem futuro passa horas a fio em um lugar cinzento e inóspito. Como suportar o tempo?

– Primavera de Fernanda (19′) – Direção de Estevan de la Fuente e Débora Zanatta

Sinopse: No filme de Débora Zanatta e Estevan de la Fuente, abre-se, na vida de Fernanda, uma possibilidade de reconstrução da sua própria imagem. E isso acontece a partir de uma oferta de emprego que reativa nela toda a relação de afeto que havia sido construída com sua mãe, durante a infância. Mas Fernanda, que está sempre precisando negociar sua identidade com o mundo externo, irá passar por mais um teste.

– Clube da Insônia (25′) – Direção de Tulio Viaro

Sinopse: Um velho casebre em uma área rural, escondido no meio da vegetação. Na estrada de terra em frente está um carro com três homens dentro. Na casa vive um padre muito velho e eles estão esperando que ele durma para que possam entrar para roubar. No entanto o tempo passa e a luz da casa não se apaga. Enquanto esperam eles escutam rádio e fazem planos para o futuro.

20h – Mostra Curtas-metragens Paranaenses 3 (Classificação indicativa livre)

– A Luz de Bruel (15’) – direção de Teia Werner e Silvia Gabriela

Sinopse: Documentário que retrata a trajetória de Beto Bruel, iluminador cênico paranaense que trabalhou com grandes nomes do teatro e das artes brasileiras, com depoimentos de Marco Nanini, Luís Melo e Daniela Thomas.

– Entrega de Diploma de Mérito para o iluminador Beto Bruel.

– ​Homenagem ao ator Osmar Prado com a entrega do Troféu Tropeiro por sua trajetória de destaque na televisão e no cinema brasileiros.

– ​Mostra Competitiva 3 (Classificação indicativa: 12 anos)

– 10 Segundos para Vencer (2h) – Direção de José Alvarenga Jr. – Produção: Flávio Ramos Tambellini – Tambellini Filmes – Coprodução: Globo Filmes e Canal Brasil

Sinopse: A extraordinária trajetória de Éder Jofre até se tornar um dos maiores boxeadores da história. Um homem dividido entre a paixão pelo esporte e a vida em família. Pai e filho na busca de um sonho, o de ser um verdadeiro campeão.

25 DE NOVEMBRO (DOMINGO)

14h – Mostra CELULAPA- Concurso FAEL de Filmes no Celular

15h – Mostra Curtas-metragens Paranaenses 4 (Classificação Indicativa: livre)

– Brasil X Holanda (19’) – direção de Caroline Biagi

Sinopse: 1994. Marina tem 13 anos e viaja para o casamento da irmã, que acontece no mesmo dia do jogo das quartas de final da Copa do Mundo, Brasil x Holanda. Para alguns, o melhor jogo daquela Copa. Para Marina, o dia em que sua idade parou de importar.

– Mostra Competitiva 4 (Classificação Indicativa: 14 anos)

– Ferrugem  (1h35′) – direção de Aly Muritiba – Produção: Grafo Audiovisual – Coprodução: Globo Filmes e Canal Brasil

Sinopse: A adolescente Tati adora compartilhar sua vida nas redes sociais. Mas ela precisa amadurecer e lidar com as consequências, depois que algo que ela não queria que se tornasse público é divulgado no grupo do WhatsApp de sua turma de colégio.

– ​Após a exibição haverá debate com a equipe e o elenco dos filmes, incluindo a presença do ator global Giovanni de Lorenzi (Deus Salve o Rei).

19h30 – CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

Apresentação do show “Coral Vozes de Angola”

– Mostra Tecnokena 4 (Classificação Indicativa livre)

– PAX (14′) – direção de Paulo Munhoz

Sinopse: Quatro religiosos, um padre, um xeique, um rabino e um monge, se reúnem para discutir a violência do mundo atual e achar uma resposta para isso. Cheios de boa vontade, e mais cheios ainda de suas certezas, buscam uma solução. Será que encontram?

– ​Entrega do Troféu Tropeiro pelo trabalho de destaque no cinema de animação brasileiro para a produtora Tecnokena

​- Premiação da Mostra CELULAPA – Concurso FAEL de Filmes no Celular – Exibição dos três primeiros colocados

– Premiação da Mostra Competitiva do 11º Festival de Cinema da Lapa – entrega do Troféu Tropeiro aos melhores trabalhos em cada categoria.

Please follow and like us: