“É só por uns minutinhos!”. Não, amigo, não é não!

Uso de vagas especiais indevidamente pode e deve ser denunciado. Não se omita!

Na quinta-feira, 17 de janeiro, o leitor Cledson Czarnescki, que possui necessidades especiais, publicou em sua página pessoal do Facebook uma situação inusitada, mas bastante comum na Lapa e em várias cidades do país: a fatal de vergonha na cara de outros motoristas, que usam as vagas de estacionamento destinadas a idosos e deficientes físicos, sem ao menos comprovarem a necessidade ou exporem a devida credencial. Mas, neste caso, a situação foi mais grave ainda. Pelas fotos, percebe-se que proprietários de duas motocicletas estacionaram os respectivos veículos na vaga destinada a deficiente físico, localizada em frente à agência de Correios da Lapa. Uma delas, inclusive, estava com placa de “vende-se”.

O leitor contou que ligou para a Polícia Militar, solicitando uma viatura para multar os proprietários. A PM ficou de ir até o local e o orientou a fazer denúncia no Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal. Ele registrou o caso junto à Administração Municipal no dia 10, mas até o momento não obteve respostas. Além disso, foi falar com o proprietário da moto preta, que estaciona o veículo com frequência no local.

Na rede social, ele desabafou: “Vergonha, na nossa cidade pessoas que têm deficiência não podem estacionar na vaga em frente ao Correio. Fiz uma reclamação no órgão da Prefeitura e protocolei no dia 10, uma semana e nada. Cadê o respeito? Será que estamos em uma cidade sem lei? Como vamos ter direito se não reclamarmos? Sou deficiente, tenho duas próteses de quadril, sei de outras pessoas que também precisam da vaga e não podem estacionar não somente ali, mas em frente à Caixa, do lado do Barcelona, em frente à loja de colchão na praça… Cadê o respeito pelas pessoas com necessidades? Desculpa meu desabafo, mas chega de ter que abaixar a cabeça pra tudo”.

 

O QUE FAZER

“É só por uns minutinhos!”, é o que a maioria dos “sem vergonhas” pensam e até comentam. Mas, isso só demonstra a grande falta de educação, de respeito e de bom senso deles. Estacionar em vagas especiais, destinadas a deficientes físicos e idosos, é considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito, gerando inclusive multa.

Mas, e o que pode ser feito, para punir o “sem vergonha”? Sabendo que a Prefeitura Municipal, apesar de ter Departamento de Trânsito, ainda não pode realizar a devida fiscalização de casos como estes, aplicando multas, por não estar ainda em funcionamento a Municipalização do Trânsito, a Tribuna Regional entrou em contato com o 28º Batalhão de Polícia Militar, na Lapa, para pedir orientações. De acordo com a PM, quem flagrar a situação, deve ligar para o 190 e fazer denúncia.

Outro caminho seria denunciar ao Ciretran. No entanto, apesar de já existir demanda para tanto (quantidade de veículos em circulação, por exemplo), ainda não há agentes de trânsito no órgão local para fazer esse trabalho.

Então, o caminho é realmente ligar para a PM, através do 190. Outro caminho, é fazer como o leitor Cledson: tirar fotos e divulgar nas redes sociais, pois é uma tentativa de constranger o sem vergonha.

Já houve outro caso em que um cidadão que precisaria da vaga especial chegou até a vaga e viu estar ocupada por veículo sem credencial. O que ele fez? Parou seu carro encostado com o do outro motorista, na traseira, e saiu fazer suas coisas. O motorista sem vergonha ficou nervoso porque não conseguia sair com seu carro. Uma verdadeira lição ao malando, na prática! Mas, além disso, uma multa, pra pesar no orçamento do mês, também não faz mal a gente desse tipo! Denuncie! Fotografe, divulgue, ligue para o 190. O que não dá é ser conivente com a falta de respeito ao direito alheio.

Please follow and like us: